Economia

"Até setembro decido para onde vou", diz Mansueto

Economista antecipou a saída do Tesouro Nacional em 15 dias, mas agora vai cumprir quarentena para entrar no mercado

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 15:44
Mansueto AlmeidaA saída de Mansueto Almeida do Tesouro Nacional, confirmada nesta quarta-feira (15/07) pelo Diário Oficial da União, veio 15 dias antes do previsto. Porém, não deve antecipar a entrada do ex-secretário do Tesouro na iniciativa privada.

"Até setembro decido para onde vou, mas começar a trabalhar apenas em janeiro", informou Mansueto, ao Correio Braziliense. O economista agora precisa cumprir uma quarentena de seis meses para poder entrar no mercado.

Um dos principais fiadores do ajuste fiscal, Mansueto já vinha sendo cobiçado pela iniciativa privada há algum tempo e aceitou a proposta de trocar o setor público pelo mercado há exatamente um mês.

Ao anunciar essa decisão, o economista disse, contudo, que só sairia do Tesouro após um processo de transição cuidadoso. Por isso, a expectativa era que ele só passasse o bastão para o seu sucessor, o economista Bruno Funchal, em 31 de julho.

Nesta quarta-feira, porém, a exoneração a pedido de Mansueto foi confirmada no Diário Oficial da União, junto com a nomeação de Bruno Funchal como secretário do Tesouro. Segundo Mansueto, a troca foi antecipada porque o processo de transição foi mais rápido que o esperado.

"A transição correu muito bem. Nas últimas quatro semanas, todas as reuniões que fiz, o novo secretário Bruno Funchal participou comigo. E fizemos várias rodadas de apresentação ao mercado. Ou seja, como na transição ocorreu tudo bem, eu pude antecipar em duas semanas a minha saída", explicou Mansueto.

Saiba Mais

Bruno Funchal foi bem recebido pelo mercado. Afinal, também é um defensor do ajuste fiscal, já integrava a equipe econômica e foi um dos responsáveis pelo ajuste das contas públicas do Espírito Santo, como secretário estadual da Fazenda.

E ele também já está conversando com o mercado, que tem mostrado preocupação com o rumo das contas públicas brasileiras no pós-pandemia. Nesta sexta-feira (17/07), por sinal, deve participar de uma live com investidores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags