Economia

Mercado reduz para 5,95% a previsão de queda do PIB

Projeção era de -6,5% há um mês, mas está sendo revista devido aos indicadores que mostraram certa recuperação da economia a partir de maio

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 09:38
Projeção era de -6,5% há um mês, mas está sendo revista devido aos indicadores que mostraram certa recuperação da economia a partir de maioO mercado financeiro reduziu de 6,1% para 5,95% a projeção de queda da economia brasileira em 2020. A projeção consta no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (20/07) pelo Banco Central.

A perspectiva para o tombo do Produto Interno Bruto (PIB) chegou a 6,54% no auge da crise econômica causada pelo novo coronavírus. Porém, vem sendo revista nas últimas semanas depois que os indicadores mostraram que a economia brasileira bateu no fundo do poço em abril, mas já apresenta certa recuperação a partir de maio.

Na semana passada, por exemplo, os analistas ouvidos pelo Focus já haviam reduzido a projeção de queda do PIB de 6,5% para 6,1%. E agora revisaram novamente essa perspectiva para 5,95%.

Já as projeções dos demais indicadores não mudaram. Isto é, o mercado segue projetando uma inflação de 1,72% para o fim do ano, abaixo do piso da meta estipulada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), de 2,5%; uma taxa básica de juros (Selic) de 2%, que prevê, portanto, mais um corte de 0,25 pp na Selic; e um câmbio de R$ 5,20, um pouco abaixo do que tem sido visto nas últimas semanas.
 
 

Governo


Mesmo após essa revisão, o projeção do mercado para a queda do PIB em 2020 continua mais pessimista que a do governo. É que, na semana passada, o governo optou por manter a sua projeção de queda do PIB em 4,7%.

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida explicou, na divulgação do indicador, que dados setoriais de varejo e indústria, bem como dados antecedentes como os de consumo de energia e de emissão de notas fiscais eletrônicas, já mostravam uma melhora da atividade econômica em maio e junho. 

Saiba Mais

Ele disse até que essa recuperação começou com força e antes do previsto. E que, por conta disso, quem havia projetado uma contração superior a 6% da economia brasileira de fato deveria revisar esses números para melhor, como fizeram os analistas do Focus.

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto também afirmou na semana passada que, pelo que mostram os indicadores econômicos dos últimos meses, a contração do PIB não vai ser tão grande quanto o imaginado. Ou seja, não deve chegar a 6,5% em 2020. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags