Economia

Economia cancela videoconferência para explicar mudanças no Fundeb

Não há nova data, ou horário, para as explicações oficiais sobre o projeto. Uma remota perspectiva é de que, talvez ainda nesta segunda-feira (20/7), o ministério divulgue uma nota técnica sobre o tema.

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 15:25

fachada do ministério da EconomiaO repentino cancelamento da videoconferência da equipe do Ministério da Economia sobre a proposta de reformulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a convocação do secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, ao Palácio do Planalto, foram vistas com desconfiança pelos educadores e estudantes, que já vinham protestando contra a iniciativa do governo.

Não há nova data, ou horário, para as explicações oficiais sobre o projeto. Uma remota perspectiva é de que, talvez ainda nesta segunda-feira (20/7), o ministério divulgue uma nota técnica sobre o tema.

 

Saiba Mais

Antônio Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), que faz parte da coordenação nacional da educação, disse que todas as carreiras envolvidas com o ensino no país estão trabalhando para sensibilizar os parlamentares para que não aprovem esse novo projeto do governo e mantenha os termos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15), que torna permanente o Fundeb e aumenta em dez pontos percentuais, nos próximos seis anos, a fatia de recursos da União, atualmente, de 10%.

 

“Estamos perplexos com essa manobra do governo. Sempre defendemos o financiamento da educação com garantia constitucional. Medidas temporárias dificultam a organização a longo prazo. O que está por trás disso tudo é a transferência da educação pública para a iniciativa privada. E essa mudança, às vésperas da votação, chama a atenção por acontecer justamente nesse momento de pandemia, quando, em respeito ao isolamento social, não se pode fazer aglomeração. É lamentável”, disse Gonçalves.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags