O repentino cancelamento da videoconferência da equipe do Ministério da Economia sobre a proposta de reformulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a convocação do secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, ao Palácio do Planalto, foram vistas com desconfiança pelos educadores e estudantes, que já vinham protestando contra a iniciativa do governo.
Não há nova data, ou horário, para as explicações oficiais sobre o projeto. Uma remota perspectiva é de que, talvez ainda nesta segunda-feira (20/7), o ministério divulgue uma nota técnica sobre o tema.
Saiba Mais
“Estamos perplexos com essa manobra do governo. Sempre defendemos o financiamento da educação com garantia constitucional. Medidas temporárias dificultam a organização a longo prazo. O que está por trás disso tudo é a transferência da educação pública para a iniciativa privada. E essa mudança, às vésperas da votação, chama a atenção por acontecer justamente nesse momento de pandemia, quando, em respeito ao isolamento social, não se pode fazer aglomeração. É lamentável”, disse Gonçalves.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.