Economia

Azul e Latam: fusão possível

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 04:05
 
Apesar de Azul e Latam negarem que uma fusão entre as duas companhias estaria em estudo, após anunciarem o compartilhamento de voos em 16 de junho, especialistas do setor aéreo não descartam essa possibilidade. As empresas têm um acordo de codeshare em rotas domésticas e sem sobreposição. A Azul reconhece que, talvez, seja necessário estender esse acordo para abranger todas as rotas domésticas. “Mas não tem conversa sobre fusão”, garantiu ontem Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais da Azul. 

“O que temos é o acordo de codeshare. Evidentemente, há intenção abranger todas as rotas domésticas. O que apresentamos para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi isso”, disse Bento. Segundo ele, o principal objetivo é se preparar para a retomada.

A ideia, com o acordo entre as duas companhias, é “uma se apoiar uma na outra”. “Sempre tivemos sobreposição muito pequena. A Latam foca no tronco para conectar sua operação internacional. Nós temos uma característica regional, com mais capilaridade. Por isso, as duas empresas são complementares”, afirmou Bento.

No entender de Eric Hadmann, do Gico, Hadmann e Dutra Advogados e especialista em regulação e direito econômico, se há algo no Cade, a possibilidade de fusão não é totalmente descabida. “Um acordo de codeshare sem sobreposição não é de notificação obrigatória ao Cade. Inclusive, há um dispositivo na lei segundo o qual acordos de joint-venture, enquanto durar a pandemia, não precisam ser notificados”, ressaltou.

No entanto, completou Hadmann, em 24 de junho, o Cade mandou um ofício para as duas empresas. “A resposta foi sigilosa”, assinalou. “Isso pode ser um prenúncio de fusão, tanto que ao ser indagado, o CEO da Azul foi evasivo. Quando isso ocorre, não é sim nem não.”
Para Ana Tereza Basilio, do escritório Basilio Advogados, o codeshare é um passo inicial para quem está avaliando uma futura fusão. “É uma fase preliminar. As empresas vão compartilhar 50 rotas e são complementares. Uma fusão daria mais capilaridade à Latam e mais consistência à Azul”, avaliou. (SK)
 
 
 
 

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