Economia

Movimento pela sustentabilidade ganha corpo e se reúne com Maia

Os 38 signatários agora são 61. Pedem transparência e combate efetivo ao desmatamento ilegal na Amazônia e querem contribuir para a agenda legislativa nos projetos sobre meio ambiente

Correio Braziliense
postado em 28/07/2020 14:33

Rodrigo MaiaLíderes do setor empresarial brasileiro se reuniram, na manhã desta terça-feira (28/7), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir uma agenda de desenvolvimento sustentável para o país. O movimento, que começou com a assinatura de 38 CEOs de grandes empresas, hoje conta com 61 signatários, entre eles, cinco investidores nacionais. 

 

Os representantes trataram sobre temas que estão na pauta do Legislativo, como regularização fundiária e licenciamento ambiental. O grupo também agendou encontros com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

 

Segundo Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o comunicado do setor empresarial, lançado em 7 de julho, trata do bioma Amazônia e o ponto forte é o pedido para que o país combata o desmatamento ilegal. “O movimento ganhou adesão de empresários que buscam práticas mais sustentáveis”, afirmou.

 

O encontro com Maia, que contou com as presenças dos deputados Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Ambientalista, e José Silva (Solidariedade-MG), foi produtivo e objetivo, disse Grossi. “Foi interessantes ouvir que a Câmara está criando uma comissão para tratar desse assunto. Pontuamos questões como mercado de carbono, licenciamento ambiental. A ideia é trazer, no processo de recuperação econômica, critérios de sustentabilidade”, explicou.

 

A plataforma empresarial criada pelo movimento, além de tomar corpo, vai manter as tratativas com os Poderes, para contribuir para melhoria da imagem do Brasil em termos globais. “Os deputados citaram que participam das convenções de clima e biodiversidade e nós nos colocamos juntos para somar com a Câmara sobre os temas”, afirmou. 

Transparência

Grossi explicou que o grupo dos empresários é a favor da transparência. “Queremos separar o joio do trigo. O comunicado, que virou um movimento, juntou, de forma apartidária, CEOs e grandes lideranças. Também abrimos para investidores nacionais, porque eles querem entrar e mostrar alinhamento com essas práticas. Apesar de não ter nascido com viés para os investidores, eles mostraram desejo de estar se posicionando e isso só soma ao movimento”, destacou. 

 

André Nassar, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), explicou que as cadeias exportadoras têm preocupação com o desmatamento ilegal. “Há propriedades privadas que não seguem os ritos. Esse número, mesmo sendo pequeno, coloca em xeque a credibilidade da nossa associação e dos nossos produtos. O que é percebido lá fora é que não estamos conseguindo controlar o desmatamento”, explicou. Segundo ele, no encontro, um dos parlamentares falou que a Câmara enxerga que há melhorias para serem feitas no arcabouço legal de forma a desestimular o desmatamento ilegal”, disse. 

 

* Conheça os 61 signatários

 

>> Empresas

 

Agropalma 

 

Bayer Brasil

 

Brasilagro

 

Iguá

 

Itaú

 

Jacto 

 

Marfrig 

 

Suzano

 

Vedacit 

 

WeWork Brasil

 

Vale

 

Siemens Energy

 

Amaggi, 

 

Michelin 

 

Natura

 

Shell 

 

Alcoa 

 

DSM

 

Ticket Log 

 

Ecolab

 

ERM 

 

TozziniFreire 

 

SITAWI 

 

Schneider 

 

Cargill

 

Cosan

 

JSL

 

Movida

 

Grupo Vamos 

 

Klabin

 

Eletrobras 

 

Stefanini

 

Rabobank 

 

LVMH

 

Microsoft

 

Banco Santander Brasil 

 

Sunew

 

Bradesco 

 

Ambev

 

WayCarbon 

 

Grupo Boticário 

 

Palladium

 

Equinor 

 

Moss 

 

CBA 

 

BRF 

 

Nestlé 

 

Duratex 

 

FS Bioenergia 

 

ADM

 

Norsk Hydro 

 

3E Engenharia

 

Report

 

Lojas Renner 

 

SulAmérica SA 

 

Ibema 

 

Sodexo 

 

CEPTIS 

 

Makemake 

 

Ipiranga

 

Damha Agro 

 

 

>> Investidores

 

Mauá Capital 

 

Fama Investimentos 

 

JGP 

 

FRAM Capital

 

SulAmérica Investimentos

 

 

>> Instituições

 

CEBDS

 

Associação Brasileira do Agronegócio 

 

Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove)

 

IBÁ

 

Rede Brasil do Pacto Global

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags