Economia

Movimentação em portos públicos cresce 6,6% no 1º semestre

Os números consolidam tendência de crescimento que já havia sido registrada nos dados do setor portuário até maio

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 14:05
PortosA movimentação de cargas dos portos públicos registrou crescimento de 6,6% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Durante o período de janeiro a junho, foram transportadas 168,8 milhões de toneladas ante a movimentação de 158,4 milhões de toneladas, em 2019. Os dados do Ministério da Infraestrutura refletem as atividades de oito autoridades portuárias que concentram cerca de 80% dos contratos de arrendamentos nos portos nacionais.

O maior crescimento foi registrado na Companhia Docas do Pará, com alta de 26,5%, seguida pelo Porto de Suape (16,7%), Portos do Paraná (12,6%), Santos Port Authority (12%) e Emap (5,1%).

Entre as cargas, um dos destaques é a movimentação de granel sólido nos portos administrados pela Companhia Docas do Pará, que cresceu 28,5%. No Porto de Suape (PE), a movimentação de granel líquido subiu 22,1%.

"Os números comprovam que, mesmo com a pandemia, o setor portuário continua funcionando bem e cumprindo o papel de escoar seus produtos para outros países, colaborando, assim, com a balança comercial brasileira", afirmou o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em nota da pasta.

Os números consolidam tendência de crescimento que já havia sido registrada nos dados do setor portuário até maio.

Saiba Mais

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a avaliação do ministério é de que o segmento se mostrou resiliente à crise do novo coronavírus, com o auxílio da safra, que deve ter recorde, e da desvalorização do real.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags