Economia

Novas especificações para a gasolina entram em vigor nesta segunda-feira

A partir de 3 de agosto, as mudanças, que, de acordo com a ANP, proporcionam maior eficiência energética e menor consumo, valem para a gasolina tipo C (comum) e premium

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 12:59

Bomba de combustível o movimento no postoA nova gasolina entra em vigor a partir desta segunda-feira (3/8). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e premium. As novas especificações do combustível aumentam a qualidade e aproximam o produto do padrão europeu, mas podem pesar mais no bolso do consumidor. 

 

De acordo com a resolução nº 807/2020 da ANP, as novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas.

 

Publicada em janeiro deste ano, a resolução deu prazo até hoje para os produtores de combustíveis se adequarem às regras, data em que toda a gasolina produzida no país deverá atender às novas especificações. “Será dado prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem, permitindo o escoamento de possíveis produtos comercializados até o dia 2 de agosto ainda sem atender integralmente às novas características”, explicou a ANP.

 

A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla, principalmente, três pontos. O primeiro é o estabelecimento de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3, o que significa mais energia e menos consumo. O segundo é valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, de 77 ºC. Os parâmetros de destilação afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor.

 

O terceiro ponto é a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), já presente nas especificações da gasolina de outros países. A fixação de tal parâmetro mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo.

 

Existem dois parâmetros de octanagem — MON (Motor Octane Number) e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice antidetonante (IAD), que é a média entre MON e RON. O valor mínimo de octanagem RON, para a gasolina comum, será 92, a partir de hoje e 93, a partir de 1º de janeiro de 2022. Já para a gasolina premium, será de 97 a partir desta segunda-feira. A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros, inclusive no padrão que só entrará em vigor em 2022.

 

“A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais, bem como de amplos debates com os agentes econômicos do mercado de combustíveis. Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos”, destacou a agência, que considera os programas de controle de emissões veiculares do Ibama e do Programa Rota 2030.

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