Economia

Distribuidoras de combustíveis pedem à ANP redução na mistura de biodiesel

O percentual obrigatório é de 12% de biocombustível no óleo diesel, mas, com oferta baixa nos leilões, setor acredita que faltará produto para adicionar no combustível

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 19:24
O percentual obrigatório é de 12% de biocombustível no óleo diesel, mas, com oferta baixa nos leilões, setor acredita que faltará produto para adicionar no combustívelAs distribuidoras de combustíveis enviaram, nesta quarta-feira (5/8), um pedido à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para que o órgão regulador reduza, temporariamente, o percentual obrigatório de biodiesel adicionado no óleo diesel, atualmente em 12%. O setor alega que a oferta nos leilões do biocombustível foi muito baixa, o que, além de provocar uma alta nos preços, também coloca em risco a quantidade necessária para a mistura.

No leilão de hoje alguns preços chegam a R$ 5 o litro sem impostos, quando o óleo diesel é vendido nas refinarias da Petrobras a R$ 2,60. Além disso, os distribuidores argumentam que há um custo logístico envolvido. Para não faltar combustível nos postos, o setor pediu à ANP uma redução temporária da mistura, a exemplo do que já ocorreu no mês de junho,quando baixou para 10%. “A solução de baixar a mistura é paliativa. A definitiva seria permitir a importação e a concorrência”, afirmou uma fonte ligada ao setor.

Para fazer biodiesel, os produtores de biocombustíveis usam óleo de soja, o que, em tese, não está em falta no mercado para provocar baixa oferta, sustentam as distribuidoras. “É uma estratégia, oferecer menos para elevar o preço”, continuou a mesma fonte. No total, as distribuidoras terão menos de 1,19 bilhão de litros, o menor volume de biodiesel colocado à disposição do mercado desde o L69, quando a mistura ainda estava no B11, ou seja, 11% de mistura obrigatória.

Saiba Mais

Procurada, a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) afirmou: “O leilão está ainda em curso e só poderemos nos posicionar após a conclusão do processo.” A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) elaborou um gráfico a partir de dados da ANP para mostrar a discrepância dos valores do litro do biocombustível em relação ao óleo diesel A S10. Veja a seguir:

O percentual obrigatório é de 12% de biocombustível no óleo diesel, mas, com oferta baixa nos leilões, setor acredita que faltará produto para adicionar no combustível
 

Demanda chinesa


A alta demanda do mercado chinês pela soja provocou aumento do valor do biodiesel. Essa situação estimulará o uso de outras matérias-primas, como gorduras animais e óleos de palma, algodão e milho, na composição do biocombustível. A afirmação é do presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés. O fato se deve ao uso do insumo como matéria para a produção do biodiesel, à queda na produção no Rio Grande do Sul e à aceleração das compras de soja pela China. No entanto, o presidente da Ubrabio garante que não haverá paralisação na produção: “É uma situação passageira e não haverá nenhuma ruptura no setor. Já tínhamos vivido isso em 2018 e em 2019, mas houve um recrudescimento neste ano." 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) esclarece que o Preço Máximo de Referência (PMR) para o biodiesel, previsto no edital do 75º Leilão não estava condizente com os custos do óleo de soja, o que prejudicou a oferta de produto na etapa regular do certame que ainda está em curso.

A entidade reforça ainda que não falta óleo de soja no mercado nem mesmo qualquer estratégia, destacando também que este é um setor altamente concorrencial, em que ninguém controla preços ou quantidades a serem adquiridas.

Vale observar também que o sistema de leilões de biodiesel possui mecanismos para garantir a oferta de produto necessária para atender à demanda que não é suprida na etapa regular dos Leilões, sendo uma delas a convocação de um leilão complementar, medida que, inclusive, já foi tomada pela a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em leilões anteriores. Sendo que, somente após o esgotamento de todas essas etapas, que se torna possível a discussão de outras medidas.

A Abiove lembra ainda que as mudanças nas regras do Leilão 72, após intensa pressão do setor de distribuição pela redução do percentual mínimo de retiradas, tem consequências que são sentidas até hoje, já que os erros nas previsões de consumo e tentativas de reduzir os preços do biodiesel por parte das distribuidoras resultaram no direcionamento de uma parte do óleo para exportação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags