Isabella Alvim - Especial para o Correio
postado em 15/03/2016 13:28
Mais de 2 milhões de brasileiros já enviaram declarações do Imposto de Renda à Receita Federal, desde o início do mês, quando o serviço foi disponibilizado. A expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes prestem contas ao Leão até o prazo final, em 29 de abril.
Segundo Erlene Alves e Henrique Batista, representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), todo cuidado é pouco na nota de acertar as contas com a Receita. O menor erro possível pode levar o contribuinte à malha fina, resultando em uma dor de cabeça desnecessária. [VIDEO1]
Dúvidas não faltam, sobretudo quando os temas são imóveis financiados, compra e venda de casas e apartamentos e reformas. "Há alguns pontos que são bem específicos e que, às vezes, são difíceis de explicar para quem não é da área", afirmou Henrique. "Mas com atenção, tudo fica mais fácil", acrescentou.
Também preocupam os contribuintes a declaração de dependentes em caso de pais separados. "Muita gente pergunta se os dois devem declarar os filhos como dependente. O correto é que apenas um dos dois declare os filhos", explicou Erlene. E que fique claro: a Receita não perdoa omissões. Todas as pensões alimentícias devem ser informadas.
Erlene explicou ainda que o programa baixado pelos contribuintes vem se aprimorando ao longo dos anos e está muito mais moderno "Antes, era algo muito complicado, e os erros acabavam se repetindo. Hoje, o programa está muito mais intuitivo", disse. A dica é fazer tudo com calma pois ainda há tempo de sobra para acertar as contas com o Leão.