postado em 08/04/2016 15:28
Com o desativamento do Receitafone 146, tradicional canal que tirava dúvidas de contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda (IR), a direção da Receita Federal resolveu incentivar a criação de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (Naf) para fazer esse serviço.
São centenas de alunos de Contabilidade, em instituições de ensino superior por todo o país, que sob a supervisão de professores estão fazendo o que o Fisco deveria fazer: dando esclarecimentos e até preenchendo a declaração de IR 2016 para a população.
Auditores da Receita dão supervisão aos Nafs. Foi definido um público alvo de poder aquisitivo médio, sem condições de pagar pelo serviço de profissionais abalizados. Somente são atendidos contribuintes com rendimento médio em terno de R$ 60 mil, e patrimônio de até R$ 500 mil, no ano passado.
Assim, são cerca de 60 Núcleos pelo país. No Distrito Federal, a parceria é com a UDF, onde cerca de 50 alunos de Contabilidade estão tirando dúvidas e fazendo declarações de IR, todos os dias úteis, das 18h30 às 19h. A UDF fica na quadra 704/904 Sul.