ir2017

Escritórios especializados em contencioso tributário ajudam na declaração

Foi multado, caiu na malha fina, a Receita Federal pede documentação do tipo que você nunca ouviu falar? O socorro vem de escritórios especializados em contencioso tributário

postado em 26/03/2017 08:00

Sandra é especialista em dar parecer técnico em contencioso tributário

Além dos especialistas em contabilidade sempre abertos a receber o cliente com problemas para fazer a declaração de IR, existe um segundo tipo de profissional a quem o contribuinte pode recorrer quando estiver em apuros com o Fisco. Foi multado, caiu na malha fina, a Receita Federal pede documentação do tipo que você nunca ouviu falar? O socorro vem de escritórios como o da diretora do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Batista, especializado em contencioso tributário.

;Claro que fazemos declarações de IR, porque temos muitos clientes. Mas procuramos nos focar em casos que têm maior complexidade, na defesa do contraditório para o contribuinte;, explica ela, que trabalha com um sócio e 10 colaboradores.

Após graduar-se em Ciências Contábeis há 16 anos, ela estudou mais um pouco e passou a trabalhar com perícia tributária. Agora, namora um mestrado com foco em tributarismo e provas periciais.

Processos judiciais

A diretora do CFC é muito requisitada em processos judiciais, quando uma das partes necessita de defesa técnica e o juiz requisita um parecer emitido por um perito tributário. Em contenciosos, por exemplo, do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). ;Ou quando um contribuinte cai na malha fina e precisa provar o que a Receita Federal exigiu;, explica a contadora.

Hoje em dia, Sandra também gasta seu tempo dando palestras sobre perícia e transparência no mundo das contas. Mas diz que ainda preenche vários formulários do IR. ;Se o caso do contribuinte envolve sigilo, a gente precisa dispor de tempo para sentar e atender, porque há o aspecto técnico e o pessoal;, explica ela. Mesmo porque, o cliente que procura para ajuda no contencioso, também precisa fazer sua prestação de contas regular ao Leão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação