Jornal Correio Braziliense

ir2017

Atenção para evitar erros na hora de preencher a declaração do IR

Omissão de rendimentos está entre as principais irregularidades encontradas pelo Fisco nas declarações

Errar é humano, mas é possível evitar problemas com a Receita Federal. Um número trocado ou omissões de rendimentos podem levar o contribuinte para as garras do leão. É importante preencher a declaração com antecedência, com todos os comprovantes e extratos em mãos e checar todas as informações antes de enviar.

De acordo com especialistas, os erros mais comuns estão relacionados aos rendimentos. ;Valores recebidos de salários, remunerações temporárias, ações judiciais, pensões, aposentadorias e aluguéis precisam ser informados;, lista o professor de economia da Estácio, Arthur Pullen.

Todas as empresas entregam à Receita um documento com os valores pagos aos funcionários. Caso o contribuinte informe um valor diferente, está sujeito à malha fina. O professor lembra que, se houver inconsistências entre as informações, o contribuinte será chamado a prestar esclarecimentos ao Fisco. ;Qualquer valor acima do declarado pela fonte pagadora será percebido;, ressalta.

Se o contribuinte tem dependente e esse possua algum tipo de renda, mesmo que não tributável, o valor recebido precisa ser informado. ;As pessoas devem incluir possíveis rendimentos dos filhos, esposas ou pais, mesmo que sejam isentos de tributação como bolsas de estágio ou aposentadorias;, menciona. Outro erro apontado pela Receita é a inclusão de dependentes que aparecem em outra declaração ou fizeram a própria prestação de contas.

Despesas com saúde


Também é necessário ter cuidado na hora de declarar despesas com saúde. ;Verifique se tem todas as notas fiscais das consultas e lembre de mencionar o CPF do médico. Muitas vezes são lançadas despesas que foram reembolsadas pelo plano de saúde, o que pode gerar um problema;, alerta Luiz Henrique Mazetto, especialista em Imposto de Renda, sócio do PLKC Advogados.

Os contribuintes costumam confundir os planos de previdência privada, de acordo com Veronezi. O especialista explica que apenas as contribuições ao Plano Garantidor de Benefício Livre (PGBL) podem ser deduzidas, até 12%, no IR. ;Quem optou pelo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) lança na ficha de Pagamentos e só poderá deduzir quando resgatar o valor investido; acrescenta. Após revisar e enviar a declaração, se o contribuinte perceber que alguma informação está incorreta, poderá fazer a retificação a qualquer momento antes de ser chamado pela Receita. Para isso, é necessário informar o número do protocolo de transmissão da declaração anterior.