2018

Simulação de eleição na escola pode ser usada para discutir temas relevantes

Com a missão de formar os estudantes para exercer a cidadania, as escolas incentivam o aprendizado sobre um dos direitos fundamentais da democracia: o voto livre e direto

Caroline Cintra
postado em 27/09/2018 16:27
Alexandre ensina ao filho Brendo a importância do voto consciente
As eleições de 2018 ocorrem no próximo fim de semana. Com a missão de formar os estudantes para exercer a cidadania, as escolas incentivam o aprendizado sobre um dos direitos fundamentais da democracia: o voto livre e direto.
Pouco mais de uma semana antes do primeiro turno, estudantes do Centro de Ensino Logos simularam um pleito em que eles são os eleitores e os candidatos. O aluno do 1; ano do ensino médio Brendo Alexandre, 15 anos, foi eleito com 57% dos votos de estudantes do ensino médio.
;Criamos o Partido dos Estudantes do Futuro e pesquisamos bastante para saber quais seriam nossas propostas. Analisamos as vantagens e as desvantagens de o Brasil ser um país emergente. Nossas prioridades foram educação, saúde e segurança;, destaca Brendo.
Pai de Brendo, o professor Alexandre Cardoso conta que sempre conversa com o filho sobre política. ;Precisamos de pessoas cada vez mais interessadas, e os jovens são fundamentais para a renovação que a gente necessita;, diz.
O objetivo do projeto Jovem Eleitor era chegar o mais próximo de uma eleição real. Para isso, contou com quatro partidos, debates, mesários, fiscais, título de eleitor e até urna eletrônica. Tudo organizado pelos alunos, com a orientação dos professores e de um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).
Debates eram realizados semanalmente. ;Procurou sempre levantar temas relevantes, como o SUS (Sistema Único de Saúde) e o porte de arma, assuntos atuais e que possam ser o tema da redação do PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);, afirma o coordenador pedagógico do Logos, Antônio Carlos Ribeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação