2018

Fake news podem prejudicar também o desempenho escolar

Engana-se quem pensa que as notícias falsas só afetam o meio político. Aprender a checar os fatos é necessário para evitar erros, por exemplo, na prova do Enem

Caroline Cintra
postado em 27/09/2018 18:21
Angélica e Livanildo com os filhos Matheus, Davi e Gabryel
A disseminação de notícias falsas se tornou motivo de preocupação há algum tempo e o combate às chamadas fake news ganhou ainda mais relevância em tempo de campanha eleitoral. Engana-se quem pensa que elas só afetam o meio político.
O que tem preocupado no meio escolar é a enxurrada de informações a que crianças e adolescentes têm acesso diariamente e a falta de discernimento de separar o que é uma notícia verdadeira de uma falsa.
Professor de geografia e sociologia do colégio Ideal, Walmir Perez acredita que uma das formas de levar crianças e adolescentes a diferenciar esses conteúdos é instigá-los à leitura. E é isso que ele tem feito. ;Uma vez que o aluno lê sobre algo, ele traz o tema para a sala de aula e debatemos. Quando o assunto é pouco confiável, ainda assim discutimos e pesquisamos;, diz.
Ele lembra ainda que a expressão fake news tem sido usada de forma intensa, no entanto, ela não é novidade. ;Uma coisa é certa: notícias estranhas e duvidosas sempre vão aparecer. Não tem como fugirmos disso. Fico satisfeito quando vejo que meus alunos não concordam com o fato de as pessoas mentirem em benefício próprio;, afirma.

O papel da escola


Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, revela que a chance de uma informação falsa ser repassada é 70% maior que a de notícias verdadeiras. O número assustador traz um alerta aos professores e educadores de todo o Brasil, principalmente com a proximidade de provas importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares.
A professora Stella Maris Bortoni , do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), diz que, hoje, com o fácil acesso à internet e a rapidez em que os estudantes recebem notícias, um dos principais papéis do professor é ensinar a pesquisar a fonte.
;O Enem já está aí e, com muita frequência, a redação é sobre algum fato veiculado nas mídias. Por isso, é preciso atenção redobrada;, alerta Stella Maris, que acredita que as fake news podem atrapalhar na etapa de maior valor da prova, a redação.
A estudante Janaína Vieira, 20, afirma que, depois de acreditar em uma notícia falsa que circulava pela rede, passou a verificar a fonte das informações que recebe. ;Como a vida nos dias atuais é extremamente acelerada, muitas vezes, as pessoas não têm tempo para pesquisar as fontes e se aprofundar no assunto, então acabam acreditando no que foi informado. As fake news são um desserviço;, opina.
Mãe da estudante, a servidora pública Luza Karla Lima, 48, acredita que o papel da escola é munir os estudantes de conhecimento, promovendo debates sobre o assunto, auxiliando durante as pesquisas, sempre em fontes pertinentes e seguras.
Além disso, ela frisa que o auxílio aos filhos é indispensável. ;Em casa, nós trabalhamos isso com muito diálogo e atenção. Com isso, crio seres capazes de discernir que as notícias falsas são apenas uma forma de manipular as pessoas para que elas compartilhem e propaguem imagens distorcidas da realidade.;

Influência dos pais


A presidente executiva do Instituto Palavra aberta, Patrícia Blanco, ressalta que a participação e o acompanhamento dos pais nesse processo é fundamental. ;Eles devem incentivar os filhos a acessar outros meios de informação, para que possam interpretar de uma maneira mais embasada no fato, e não na emoção;, observa.
A empresária Angélica Abrantes, 35, é mãe de Matheus, 16, Gabryel, 14, e Davi,6, e busca conversar com os filhos sobre todos os assuntos. Juntos, eles checam a autenticidade das informações. Ela admite, no entanto, que já passaram por situações em que as crianças acreditaram em histórias falsas.
;Teve um tempo em que os meninos tiveram muito medo de uma notícia que relatava que palhaços assustavam pessoas e isso causava um pânico enorme neles. Eles tinham medo até de sair de casa;, conta.
Ela sugere que a solução para enfrentar situações semelhantes é ter abertura para tratar de qualquer assunto com os filhos. ;Podemos ajudar com debates, ensinando respeito e limites. Mostrando na prática como lidar;, resume.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação