Jornal Correio Braziliense

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O primeiro mundo do seu filho

Encontrar uma creche pode ser um dilema. Especialistas explicam quais fatores os pais devem considerar na escolha

Tempos depois do nascimento do bebê, os pais precisam retomar a rotina. Família, casa, trabalho. Eles não precisam dar conta de tudo sozinhos, mas confiar a supervisão dos filhos a uma creche não é fácil. Como saber que o serviço desenvolvido nesses lugares é de qualidade?

A creche abrange crianças de zero a três anos de idade ; fase que é marcada por descobertas significativas. PhD em educação infantil, a professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (UnB) Maria de Fátima Guerra explica que não se deve rotular as crianças tampouco comparar as etapas de desenvolvimento de uma com a outra. ;Cada criança é parâmetro de si mesma. A creche precisa considerar essas diferenças individuais e funcionar como ambiente acolhedor que permita à criança se conhecer, se valorizar e se amar;, afirma.

De acordo com a professora, outro ponto primordial que a família deve avaliar é a proporção adulto-criança. Turmas com crianças mais novas precisam de mais profissionais adultos em sala e com maior nível de informação. Maria de Fátima exemplifica que, no caso do berçário, devem ser, no máximo, oito bebês para cada dois adultos bem qualificados.

Ter educadores e demais profissionais da creche trabalhando motivados é determinante na experiência. ;O diferencial de um serviço com resultados positivos para a família está em quem se relaciona diretamente com a criança. Quando matriculam o filho, os pais precisam preencher um formulário grande com informações sobre a criança. Mas não há um formulário desse tipo dos pais perguntando as informações sobre a escola. Mas precisam perguntar, sim, o quão qualificados os envolvidos são;, completa.

Outro fator que precisa ser pensado: a creche fica perto de casa? Atravessar a cidade inteira com o pequeno acaba cansando o bebê. E outra, o espaço oferece boa ventilação, num ambiente amplo e seguro? Salas com materiais em vidro e muitas pontas aumentam as chances de acidentes.

Brincadeira liberada

Com segurança e supervisão garantidas, fica permitido se movimentar. A coordenadora da creche do Centro de Ensino Candanguinho, Carla Soares, aponta que, nessa fase, até o brincar tem intenção pedagógica. Por exemplo, mexer com tinta pode parecer uma bagunça para os pais, mas é um ganho para o desenvolvimento das crianças, porque elas descobrem cores e texturas. A coordenadora defende que a escola ofereça meios para experimentação do mundo com as mãos e com o restante do corpo. ;Não existe mais o ;não mexa em nada;. A criança precisa colocar a mão;, completa.

A sintonia entre a instituição e a família também faz toda a diferença. De acordo com a coordenadora, comunicar os pais sobre as atividades que estão sendo propostas na creche é uma chance de dar continuidade ao processo de aprendizagem em casa. ;Com essa interação, fica claro que são processos complementares ; creche e escola. E que a educação não está sendo terceirizada, somente;, ela afirma.

O diálogo também está presente quando o assunto é alimentação. Marina Schwindt trabalha com nutrição infantil, no Centro de Ensino Candanguinho, e explica o papel facilitador que a creche deve assumir: ;Por mais antenados que os pais sejam, é muito corrido para eles. Muitas vezes, querem apenas praticidade. Por esse motivo, a escola é um suporte importante na nutrição da criança;, diz. Além disso, ela destaca que deixar o cardápio disponível para consulta dos pais ajuda a diversificar a alimentação em casa.

Confiança


Para Danielle Carreiro, 34, vendedora, o horário de funcionamento da creche da filha dela, Isadora Carreiro, de 1 ano, precisava ser compatível com a jornada laboral. Quando a filha completou quatro meses, Danielle voltou a trabalhar. Como passou a ficar fora o dia todo, ela conta que buscou uma creche de período integral em que Isadora fosse bem cuidada.

De início, antes de matricular a bebê em uma creche particular no Guará, o receio foi grande. ;Um dos maiores cuidados que tive foi com o contato que ela teria com outros bebês, com crianças mais velhas e pessoas de fora. Mas fiquei mais tranquila sabendo que a turminha dela tinha só quatro crianças, todas da idade dela, e que elas eram muito bem assistidas;, analisou.

A alimentação foi outra preocupação da mãe de primeira viagem. Já que, na creche, Isadora passou pelo processo de introdução alimentar. Felizmente, a instituição escolhida sempre ofereceu à bebê refeições balanceadas, com horários certinhos para as refeições e cardápio disponível para consulta dos pais.


O que você deve levar em conta


Diversidade

É imprescindível o respeito às diferenças individuais e ao período de adaptação de cada criança

Qualificação
Profissionais capacitados e motivados trabalham melhor

Proporção adulto-criança
O número de adultos na sala deve ser suficiente para assistir todas as crianças

Segurança
Certifique-se de que a sala não tem muitos materiais em vidro nem pontas que possam machucar

Ambiente
Além de seguro, o espaço precisa ser ventilado Oferecer atividades fora de sala

Localização
A creche fica perto de casa ou do trabalho? A instituição pode ser nota dez, mas se chegar ao local for muito complicado, valerepensar a escolha

Transparência
Diálogo com a família. Uma boa creche informa os responsáveis das atividades desenvolvidas, acertos e dificuldades da criança e novas experiências que teve. Dessa forma, os pais conseguem dar sequência ao processo de aprendizagem em casa

Alimentação de qualidade
Analise se a creche mantém horários certos para as refeições e um cardápio variado disponível para consulta dos pais

Fontes:
; Maria de Fátima Guerra, professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (UnB)
; Carla Soares, coordenadora da creche do Centro de Ensino Candanguinho
; Marina Schwindt, nutricionista