Publicidade

Correio Braziliense

Não perca o prazo!

Inscrições para a rede pública se encerram em 24 de outubro. A primeira etapa será apenas pela internet


postado em 28/09/2019 06:18 / atualizado em 27/09/2019 13:04

As inscrições para vagas na rede de ensino público do DF para o ano letivo de 2020 vão até 24 de outubro e serão realizadas pelo site da Secretaria de Educação. O período de registro é para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O procedimento on-line funciona 24 horas por dia.

 

Nesse caso, a diretora da Diretoria de Acompanhamento da Oferta Educacional, Michelly Vaz, ressalta: “temos orientado os pais a fazerem a inscrição pelo site. Dessa forma, eles que têm o poder de preencher os dados, não um terceiro.”

 

Já os registros por telefone começam em 1º de outubro, pela central 156, e seguirão até o dia 24 de outubro, mesma data limite para as inscrições pelo site. Nesse mesmo período, ocorre o cadastramento de novos estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Aqueles com mais de 15 anos que queiram retomar os estudos no ano que vem devem realizar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 25 de outubro a 1º de novembro, tanto pelo site da Secretaria de Educação quanto pela telematrícula.

 

A lista com os resultados dos alunos contemplados está prevista para sair no dia 19 de dezembro, no site da Secretaria de Educação. Lá, será possível consultar a unidade para a qual o aluno foi direcionado, conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) cadastrado.

 

Mas só a inscrição não garante a vaga. Michelly explica que, após a divulgação da lista de alunos contemplados, os pais ou responsáveis devem se encaminhar à unidade com documentos em mão - documento de identificação do aluno, dos pais e comprovante de residência - e confirmar o processo. Só assim a matrícula será efetivada. 

 

Renovação 

A coordenadora de imprensa da Secretaria de Educação, Málcia Afonso, confirma que o procedimento para quem já é aluno da rede pública de ensino é outro. A renovação deve ser feita entre 2 e 11 de outubro, na unidade em que o aluno está matriculado.

 

O remanejamento escolar é para alunos da rede que queiram mudar de escola. Essa solicitação interna pode ser feita na secretaria da própria unidade em que o aluno estuda. O atendimento está previsto para acontecer do dia 21 de outubro a 1º de novembro.

 

A Secretaria de Educação recomenda que as pessoas interessadas programem-se para resolver tudo no prazo, com calma, e que evitem filas em frente às escolas.