mackenzie

Mackenzie, 149 anos de tradição e inovação

Com mais de duas décadas na capital, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional proporciona formação integrada, do ponto de vista cognitivo e socioemocional, ajudando a transformar os estudantes em protagonistas de seu tempo

postado em 28/09/2019 08:00
Com mais de duas décadas na capital, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional proporciona formação integrada, do ponto de vista cognitivo e socioemocional, ajudando a transformar os estudantes em protagonistas de seu tempo
Aprender é uma condição humana. Crianças e jovens absorvem muito do que observam. É por isso que mães e pais estão sempre atentos com quem seus filhos andam e com o que eles assistem e leem. Essa também é a razão pela qual os pais escolhem uma instituição tão reconhecida como o Colégio Presbiteriano Mackenzie.
São 149 anos de excelência no ensino. Desde sua fundação no Brasil, em 1870,o Mackenzie inova pedagogicamente com tradição e influencia o cenário da educação no país. Em Brasília, não é diferente. Com 23 anos de atuação no Distrito Federal, a instituição forma cidadãos para o exercício pleno da cidadania em ambiente de fé cristã reformada, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Como escola cristã, o Colégio Presbiteriano Mackenzie desenvolve sua proposta pedagógica que integra as áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, por meio de material didático próprio. Assim, o estudante experimenta o diferencial pedagógico mackenzista com visão interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar dos conceitos/conteúdos. Ele é sempre provocado a perspectivas diversas a respeito dos temas ensinados por entender que aquilo que você aprende se torna você.

Isso se dá desde os primeiros passos na instituição, por meio da participação do aluno em diversas atividades, tais como: aulas de música, artes, natação, canto coral, teatro e ensino religioso. Além disso, conta com projetos como o Ler Doce Ler, que desenvolve a consciência fonológica das crianças a partir dos 2 anos de idade e que dará alicerce para o processo de alfabetização; e o projeto Trânsito Seguro, que ensina aos estudantes, em uma grande e divertida pista, as regras de convivência no trânsito.

Outro exemplo é a "Cozinha Pedagógica", onde receitas saudáveis são executadas de forma lúdica, com o objetivo de desenvolver hábitos de alimentação saudável além de ensinar sobre o trabalho em equipe e visitar outros temas que compõem o currículo escolar. Nesse espaço e na horta que fica ao lado, as crianças trabalham vários componentes curriculares, como matemática, língua portuguesa e ciências.

Também na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do 1; ao 5; ano, os alunos usam a plataforma Matific, que permite a aprendizagem da matemática por meio de jogos digitais, e trabalham Lego Zoom Education, que estimula o trabalho em equipe, o planejamento e a execução de projetos. Esse contato com a educação tecnológica evolui com o crescimento dos estudantes, resultando em um dos maiores orgulhos do Mackenzie: o desempenho nos campeonatos de robótica.

Pioneira na área da robótica aplicada à educação, a instituição mantém equipes de treinamento do 6; ano do ensino fundamental à 3; série do ensino médio. E o que os alunos aprenderam nessas aulas tornou-os campeões, com treze títulos regionais e três nacionais na Olimpíada Brasileira de Robótica, além de um campeonato mundial como representante do Brasil. Por falar em conquistas, o Mackenzie tem a tradição de se destacar nos esportes. Um exemplo é o nado artístico. Três atletas da modalidade integram a seleção brasileira. Também dentro d;água, o Mackenzie tem como professor de Saltos Ornamentais o ex-atleta olímpico César Castro.

Com mais de duas décadas na capital, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional proporciona formação integrada, do ponto de vista cognitivo e socioemocional, ajudando a transformar os estudantes em protagonistas de seu tempo

O ensino de idiomas é outro grande diferencial do Mackenzie. A partir do 6; ano, os alunos aprendem inglês e espanhol em turmas reduzidas e por nível de proficiência. Eles também têm atenção especial quando o assunto é a língua portuguesa. No 9; ano e em todo o Ensino Médio, um professor faz a análise individual de cada produção textual. Nessa faixa etária, os estudantes contam ainda com Grupos de Estudos Avançados a fim de aprofundarem os estudos em língua portuguesa, matemática, física, química e biologia.

A escola também oferece o Turno Ampliado Bilíngue a partir dos 3 anos e os programas Middle School e High School, desenvolvidos em parceria com a Universidade do Missouri (EUA). O Middle School proporciona um ensino integrado entre ciências e humanidades em Inglês. Após a conclusão do High School, os alunos saem da escola com dois diplomas, sendo um deles da Universidade do Missouri, além da possibilidade de admissão direta na instituição, sem a necessidade de processo seletivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação