2013 Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro

Violinista austríaco Benjamin Schmid abre o festival em concerto na Sala Villa-Lobos

Schmid vai tocar o Concerto para violino do também austríaco Erich Wolfgang Korngold, autor de obras para o cinema hollywoodiano dos anos 1930

Nahima Maciel
postado em 17/09/2013 06:03
Versátil, Schmid pode ir do jazz ao clássico com competência e sensibilidade
A versatilidade é a característica mais marcante do violinista austríaco Benjamin Schmid e o trunfo que ele carrega para o palco da Sala Villa-Lobos nesta terça-feira (17/9) à noite, durante o concerto de abertura do festival com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Schmid vai tocar o Concerto para violino do também austríaco Erich Wolfgang Korngold, autor de obras para o cinema hollywoodiano dos anos 1930. Versátil, Schmid pode ir do jazz ao clássico com competência e sensibilidade. Entre os mais de 25 discos gravados com orquestras do calibre da Royal Concertgebouw e da Filarmônica de Viena.



[SAIBAMAIS]Korngold ; cujo concerto desta noite Schmid gravou em disco ; foi um virtuoso que compôs a primeira obra aos 8 anos e que, aos 37 anos, desembarcou ao Hollywood a convite do diretor Max Reinhardt para trabalhar na música acidental do filme Sonho de uma noite de verão.

Um ano depois, Korngold já figurava na lista de compositores preferidos de estúdios como a Paramount e Warner Bros. Com este último, ele chegou a assinar um contrato de exclusividade. É dele a trilha do Capitão blood, filme de 1935 que ajudou a lançar Errol Flynn. Em 1936, Korngold ganhou o Oscar de melhor trilha por Adversidade, dirigido por Mervyn LeRoy.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação