2013 Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro

Documentário sobre o célebre fotógrafo Sebastião Salgado abre o festival

Além da vida pessoal, a cineasta Betse de Paula mostra parte da metodologia de trabalho do mestre da fotografia em preto e branco

postado em 17/09/2013 06:02

Nesta terça-feira (17/9), a noite é da cineasta Betse de Paula, na exibição de Revelando Sebastião Salgado
Nesta terça-feira (17/9), a noite é da cineasta Betse de Paula, na exibição de Revelando Sebastião Salgado, documentário sobre o célebre fotógrafo brasileiro, autor das séries documentais Êxodos, Terra e Serra Pelada. Salgado tem como metodologia a convivência com seus personagens. ;O filme é um visão da intimidade, de Salgado. Nós conhecemos muito bem o trabalho dele, mas sabemos pouco sobre sua intimidade. Acho que o filme o revela mesmo;, adianta a diretora. Além da vida pessoal, Betse mostra parte da metodologia de trabalho do mestre da fotografia em preto e branco. ;Salgado não tira uma foto e abandona o lugar onde a tirou. Ele passa meses em contato com seus personagens, comendo com eles, dormindo ao lado deles. Foi o que mais me atraiu para fazer o filme: o modus operandi do fotógrafo;, explica a cineasta.

[SAIBAMAIS]Betse viveu em Brasília durante 10 produtivos anos. Tomou parte, junto dos cineastas José Eduardo Belmonte e René Sampaio, do primeiro boom de curtas-metragens produzidos na cidade nos anos 1990, assinando comédias como Feliz Aniversário, Berta! e Leo 1313.

De volta ao Rio, rompeu recentemente um hiato da carreira com o lançamento da comédia Vendo ou alugo, estrelada por Marieta Severo e Silvia Buarque. É a segunda vez que um filme dela é escolhido para abrir a semana dedicada ao cinema brasileiro na capital do país. ;Estou grata pelo convite simpático para abrir o festival. Espero que tenha colaborado com alguma coisa durante os meus anos em Brasília. Trabalhei muito para isso, Brasília foi fundamental na minha carreira, a cidade que me deu régua e compasso;, declara a cineasta admiradora da nova geração de realizadores brasilienses como Santhiago Dellape, diretor de Ratão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação