postado em 21/04/2009 09:57
Os cinco mil cavaleiros que participam da Cavalgada Brasil Brasília começam a ocupar o gramado do Memorial JK, no Eixo Monumental, para receber a benção. De lá, eles seguem para a Catedral de Brasília, onde devem chegar ao meio-dia. O grupo não é formado apenas por homens, crianças e mulheres também participam do evento. Montados em cavalos, jegues e segurando bandeiras dos estados brasileiros e berrantes, os cavaleiros são acompanhados por um trio elétrico.
Está é a terceira edição do Cavalgada Brasil Brasília, que pretende entrar para o Livro dos recordes já no ano que vem. O encontro é um dos trunfos para atrair turistas para a capital, já que a maioria dos inscritos vem de fora do DF. Desde o fim da semana passada, centenas de comitivas de outros estados se dirigem ao Camping Clube, base do acampamento, para uma grande confraternização.
A maioria dos cavaleiros vem de Goiás e Minas Gerais, estados que têm as cavalgadas como tradição. São grupos como o Cavaleiros da Cultura, liderado por um neto do arquiteto dos monumentos da capital, Carlos Oscar Niemeyer Magalhães, 44 anos. A comitiva chegou de Minas na última sexta-feira, trazendo 16 animais.