AbaixoAMordomia

#AbaixoAMordomia no topo da rede

postado em 20/05/2012 08:00
A hashtag #AbaixoAMordomia, publicada na sexta-feira na primeira página do Correio, foi vista 518.523 vezes ao longo do dia, abrangendo um universo de 206.584 contas no microblog. A tag ocupou o topo das publicações de Brasília, os Trending Topics (Assuntos do Momento, na versão brasileira), e gerou 357 tuítes diferentes, do início da manhã até o começo da noite de anteontem.

Do montante de usuários, 152.454 fizeram apenas um tuíte, 31.325 postaram de 2 a 4 tuítes, 1.943 de 5 a 7 tuítes e 20.862 mais de 8 posts. O levantamento, feito pelo professor Marcelo Tognozzi, do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), mostrou o poder de mobilização da internet. ;Esse tipo de mobilização dá certo. Isso é uma novidade, porque o jornal está usando a edição de papel para chamar para a rede social. É uma convergência nova. Quem passou na banca do jornal ou recebeu em casa de manhã, na mesma hora foi tuitar. Isso é uma provocação boa;, analisou Tognozzi, destacando o fato de a hashtag ter ficado desde cedo no primeiro lugar.

Entre os 10 usuários que mais contribuíram para visualização da hashtag, estão o deputado Reguffe (PDT-DF) e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). A atriz Maria Paula, que entrou na campanha contra a mordomia, também postou críticas aos salários extras. ;Vamos com tudo para cima deles! Estou com o Correio Braziliense. Deputados receberem 14; e 15; salários é uma vergonha;, escreveu a atriz. Outros usuários também aproveitaram para desabafar. ;Quanto absurdo neste país, estes políticos vivem no mundo de Alice;, postou a internauta Carol Pedreira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação