Jornal Correio Braziliense

aniversariodebrasilia2019

Estilistas, mãe e filha se destacam no mundo da moda

Elas transformaram a capital em lugar de inspiração para as coleções e hoje comandam ateliê e marca de sucesso

A história de amor com o mundo da moda começou ainda na adolescência de Nágela Maria Gonçalves dos Santos. aos 14 anos, quando ainda morava no interior do Espírito Santo, vendia escondida dos pais frutas, doces e demais itens da despensa para os vizinhos, tendo somente um objetivo: juntar dinheiro para comprar retalhos.

Apaixonada por modelagens e roupas, o sonho de Nágela Maria era aprender a costurar tão bem quanto a mãe, que estava sempre bordando. ;À época, poucas pessoas tinham condições de comprar revistas de moda para se inspirar e copiar modelos. Então, todas as vezes que tinha a oportunidade de estar em contato com revistas, passava horas apreciando;, conta.

Na década de 1980, veio morar em Brasília com os três filhos. Inicialmente, vendia roupas que comprava em São Paulo para amigas e conhecidas da cidade, que trabalhavam em bancos, hospitais e escritórios, buscando sempre dar um toque especial às peças, com bordados e customizações. Gradativamente, o seu público foi crescendo, as encomendas, expandindo, e Nágela resolveu arriscar montando o primeiro ateliê. ;O espaço era uma sala minúscula na 210 Norte, sem acabamento. Mas foi lá, com muita coragem, que nasceu a minha marca;, relembra.

Ao longo de mais de três décadas de trabalho, Nágela abriu sete lojas de roupas 100% autorais, realizou exportações de biquínis para a Europa e ganhou prêmios por suas criações. Hoje, em ateliê instalado na 314 Sul, desenvolve trabalho focado em alta-costura sob medida para festas e noivas. ;Antes de tudo, eu afirmo algo com muita certeza: amo o que faço, adoro moda, vivo e sou apaixonada pelo meu trabalho;, resume.

Além da arquitetura, Nágela costuma se inspirar no intercâmbio cultural de Brasília. E quando o assunto é a relação dela com a cidade, não faltam lembranças e histórias emocionantes. ;Brasília me deu nome e me fez ter orgulho de toda a minha trajetória.;

De mãe para filha

A filha, Andréa Monteiro, 40 anos, cresceu com a influência da mãe costureira e do pai médico. Desde criança, acompanhava Nágela Maria no ateliê, mas resolveu dar uma chance à área da saúde e começou a faculdade de nutrição. Não muito satisfeita com a graduação, passou uma temporada na Itália, onde estudou por um mês. E foi aí que se apaixonou de vez pelo mundo da moda.

Durante os 10 anos que passou em Florença, Andréa estudou e trabalhou para algumas marcas tradicionais italianas. Entretanto, quando o negócio da mãe começou a expandir em Brasília, resolveu retornar ao país e colocar o conhecimento adquirido em prática.

Desde 2007, a estilista tem participado da criação, com a mãe, de peças exclusivas para madrinhas e noivas brasilienses. ;O que mais me motiva é a paixão da minha mãe, ela é incansável e ama muito o que faz. Além de ser muito guerreira, sempre fez tudo sozinha;, divide a filha, orgulhosa.

>> entrevista // Daniella Naegele

Tradição e inspiração

Inicialmente fundada como uma loja de camisetas, a Avanzzo comemora, em 2019, 30 anos de existência. E a empresária responsável pela marca, Daniella Naegele, 48 anos, se orgulha em poder representar o estilo e as tendências da mulher brasiliense, a mescla perfeita entre clássico e moderno. Nascida em Brasília e criada em Minas Gerais, ela reencontrou a capital na adolescência e inspira-se em vários elementos da cidade na criação das coleções ; do céu à arquitetura, passando pelo comportamento das brasilienses.

Qual a sua relação com Brasília?

Eu nasci em Brasília, fui criada em Minas Gerais e retornei à cidade depois de adolescente. Desde o início da Avanzzo, lá em 1989, sempre tive a intenção de investir em Brasília por acreditar muito no potencial da cidade e no mercado da moda aqui. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Brasília tem muito mais a oferecer do que somente política e economia. A capital inspira liberdade, sonhos e oportunidades.

Por que resolveu permanecer com a identidade da marca em Brasília?

Toda a minha história está aqui. Sempre aconselho as pessoas que estão começando na indústria da moda agora a darem uma chance à cidade. Brasília tem muitas possibilidades. Pode ser desafiador, mas, eventualmente, você encontra o seu nicho e segmento de atuação.

Inspira-se na cidade de alguma forma?

A arquitetura e o céu de Brasília são as marcas registradas da cidade. Como os prédios aqui não são muito altos, é uma cidade mais clara. Eu me inspiro constantemente, não somente nas cores e formas, como também no comportamento e nas tendências que as brasilienses estão usando, e escuto muito o que as minhas clientes comentam.

Pode falar um pouco sobre a coleção que homenageia Brasília? Quando surgiu a ideia?

Essa é a terceira edição que fazemos de camisetas especiais para o aniversário da capital. E todas as vezes que me perguntam o que eu acho de morar em Brasília, sempre respondo que adoro a cidade e não trocaria por outro lugar. Então, a nossa homenagem este ano foi algo que me representa e representa a equipe da Avanzzo: nós adoramos Brasília!

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer