Ano Novo 2014

Lasanha vegetariana é prato prático para a ceia de ano novo

Receita da chef e nutricionista Tâmara Rolim, da Nutrichef, pode ser servida com espumantes

Larissa Mantovan
postado em 27/12/2013 07:30

Uma das sugestões para quem deseja inovar no cardápio da ceia de ano novo e agradar a todos os paladares é a Lasanha de Abobrinha, receita da chef e nutricionista Tâmara Rolim. O prato pode ser oferecido para as pessoas com restrições alimentares, como os vegetarianos, e também para os demais convidados que preferem receitas mais leves e saborosas. Tâmara reforça que é preciso quebrar o mito de que comidas saudáveis não podem ser gostosas. "É possivel combinar ingredientes ricos em nutrientes e fazer uma receita saborosa".

A Lasanha também é ideal para quem busca praticidade e agilidade no preparo da ceia, em 30 minutos estará pronta. Tâmara destaca que muitas vezes na correria do dia a dia e também na organização da festa, economizar tempo é fundamental, por isso uma receita rápida cai tão bem. "Eu gosto da praticidade. As pessoas muitas vezes não têm tempo de fazer um prato que demore 2 horas para ficar pronto".

LASANHA DE ABOBRINHA

Ingredientes
- 425 g ou 2-3 abobrinhas médias com as pontas aparadas
- 600 g ou 2 1/2 xícaras de chá de molho de tomate seco
- 10 g ou 1/2 xícara de chá de folhas de manjericão fresco
- 160 g ou 2/3 de xícara de chá de ricota
- 1 colher de sopa cheia de salsinha, finamente picada

Modo de preparo

Com o fatiador (mandoline), corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento, para formar a massa da lasanha. No fundo de uma travessa quadrada (20x20 cm) forme um leito de massa de abobrinha, composto de duas ou três camadas de lâminas finas, arranjadas sem deixar espaço entre as fatias. Recheie com 160g ou 3/4 de xícara de chá de molho de tomate seco. Continue a montagem da lasanha alternando com uma camada de abobrinha, 160 g ou 2/3 de xícara de molho de tomate seco, uma camada de manjericão fresco, outra camada de abobrinha, uma camada de ricota, outra de abobrinha e o restante do molho de tomate seco. Salpique a salsinha picada e leve ao forno pré-aquecido à 200; por 20 minutos.

Rendimento: 8 porções

RECEITA DE MOLHO DE TOMATE SECO

Ingredientes

- 450 g ou três tomates médios
- 125 g ou 1 1/4 xícara de chá de tomate seco
- 1 colher de sopa de uvas passas claras
- 60 g ou 1/2 xícara de chá de cenoura
- 60 g ou 1/2 xícara de chá de cebola grosseiramente picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
- 1/2 colher de chá de chilli em pó
- 1/2 colher de chá de orégano seco
- 1/2 colher de chá de sementes de salsão
- 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado

Modo de preparo

Bata o tomate no liquidificador até obter um purê. Acrescete o tomate seco, e as uvas passas, deixando-os de molho no preparado por 10 minutos. Bata a mistura e adicione os demais ingredientes, exceto a salsinha e o manjericão. Quando o molho tiver apenas pedacinhos de legumes, acrescente as ervas e bata por 5 segundos para incorporá-las rapidamente ao molho.

Rendimento: 775 g ou 2 3/4 de xícaras de chá

Veja o passo a passo da preparação da lasanha ou ouça o modo de preparo:

[VIDEO1]

Receita da chef e nutricionista Tâmara Rolim, da Nutrichef, pode ser servida com espumantes

Receita da chef e nutricionista Tâmara Rolim, da Nutrichef, pode ser servida com espumantes

Receita da chef e nutricionista Tâmara Rolim, da Nutrichef, pode ser servida com espumantes

[SAIBAMAIS] SERVIÇO >>

A Nutrichef oferece atendimento nutricional e aulas de culinária, com o principal objetivo de fazer com que as pessoas sejam independentes na cozinha e saibam explorar os ingredientes de forma saudável. Os serviços são separados, mas há também a possibilidade de fazer o "Coach nutricional", que consiste em 12 encontros, sendo 8 aulas de culinária.

As aulas e consultas podem ser agendadas pelo telefone 3703-4363 ou pelo site www.nutrichef.com.br. Mais informações pelo e-mail: contato@nutrichefbrasilia.com.br

Endereço: SHIN CA 01, Bloco A, Ed.Shopping Deck Norte, sala 337 (3; andar) ; Lago Norte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação