Especial Publicitário - BRB

Aproveite o ano-novo para buscar leveza e felicidade

Momentos de paz, meditação e de mais escuta e menos fala são importantes para buscar a saúde mental e levar uma vida mais equilibrada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/01/2014 16:48 / atualizado em 02/01/2014 21:06

Jair Amaral/EM/D.A Press

 

Belo Horizonte — “Em 2013, fiz uma lista de mudanças que queria para a vida, mas não cumpri.” Essa será, certamente, uma das frases mais repetidas nesse início de 2014. Você, que pode fazer parte dessa turma que escorregou, tem duas escolhas: lamentar ou morrer de rir da situação. É isso mesmo. Enquanto alguns tendem a ver o lado negativo, outros não vão levar tão a sério algumas situações. Quem optar por encarar o objetivo perdido com leveza estará cumprindo um dos principais mandamentos para uma mente saudável: o bom humor. Além dele, é fundamental se conhecer, escutar mais, procurar o silêncio e saber reagir diante das leituras que se faz sobre os vários episódios da vida.



O último dia da série “Hora de mudar” traz dicas de especialistas sobre a saúde da mente. Quais as dicas e atitudes que devem ser tomadas para cuidar dessa parte tão importante do nosso corpo? As respostas são muitas. Segundo destaca a terapeuta ocupacional com formação em saúde mental Patrícia Tavares, professora da disciplina memória e espontaneidade da Faculdade Estácio de Sá, o começo de um novo ano mobiliza reflexões e é um bom momento para cuidar do espírito. “Uma boa alimentação somada à atividade física regular é fundamental para a saúde mental, que é determinada por fatores psicológicos, espirituais e sociais. Ela depende de componentes hormonais, e o exercício físico tem um impacto direto nisso, pois vai abastecer nosso corpo de hormônios que favorecerem o bem-estar mental. Assim como alguns alimentos que potencializam esse bem-estar”, comenta.

Jair Amaral/EM/D.A Press

 

Para cuidar da mente e do espírito, independentemente de ser adepto de alguma religião, a iogaterapeuta e reiki master Maria José Marinho, com mais de 40 anos de experiência, explica que o primeiro passo é ter pensamentos positivos. “Com os pensamentos, você pode construir ou destruir algo. Eles têm um poder muito forte”, diz, indicando um banho de espiritualidade para iniciar bem o ano.


“O melhor é o banho com rosas brancas e amarelas. As primeiras vão dar a purificação, e as amarelas vão trazer mais prosperidade, dinheiro e sucesso.” Para quem quer começar 2014 com o pé direito, Maria José indica agradecer o ano que passou, as pessoas que conheceu e as experiências vividas. “E que as coisas ruins sejam vistas como oportunidades para o crescimento e o aprendizado. Para a hora da virada, deve-se acender uma vela, pois quem acende é o primeiro a ser iluminado. Tocar um sino também é uma boa dica para quem quer mudar os tons dos pensamentos dos ambientes.”

"Com os pensamentos, você pode construir ou destruir algo. Eles têm um poder muito forte”
Maria José Marinho, iogaterapeuta e reiki master



Leia mais

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.