BrasiliaCapitaldoIpe

Mensagem de paz: Parque da Cidade ganha praça de ipês brancos

Como parte do projeto Brasília Capital do Ipê - iniciativa do Correio, da Globo, da Digital Group e do GDF -, cidadãos estão convidados a mandar vídeos sobre o tema da primeira praça a ser inaugurada. As imagens ficarão guardadas para sempre no local

Nathália Cardim
postado em 12/03/2016 09:01 / atualizado em 16/09/2020 11:46

São 500 mil ipês em todo o Distrito Federal, entre eles, o branco, tema do primeiro bosque oferecido à população brasiliense
No próximo sábado, os brasilienses ganharão a Praça da Paz, no Estacionamento 7 do Parque da Cidade. A inauguração faz parte da segunda fase do projeto Brasília Capital do Ipê, que vai construir quatro praças, cada uma com um tipo da árvore ; branca, amarela, rosa e roxao ; e relacionada com os temas paz, cidadania, amor e respeito, em diferentes regiões da cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Correio Braziliense, a Globo, a Digital Group e o GDF.

Para chamar a atenção da responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade melhor, a primeira praça a ser inaugurada tem como lema ;A paz se faz no dia a dia;. A campanha surgiu da iniciativa pioneira de um conjunto de pessoas que desejam promover a reflexão sobre a paz, em resposta à vida cada vez mais estressante e violenta do dia a dia, mostrando a possibilidade de cada um fazer um pouquinho em busca de uma sociedade menos violenta, por meio de pequenos gestos.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o VP de Criação da Digital Group, Wesley Santos, a ideia é que toda a população faça parte da ação. Já está no ar uma campanha para estimular a participação de todos. ;É um projeto colaborativo que visa promover a paz e a integração da nossa sociedade. As pessoas vão poder participar e mandar mensagens de paz para o futuro, que ficarão eternizadas nos bosques;, explicou.

Para ele, o mais interessante é que essas mensagens darão vida ao local. Cada parque terá o formato do tema a que se refere em ideograma japonês. No caso do Parque da Cidade, estão plantadas centenas de ipês-brancos. Também vai existir o Museu da Paz, que contará com um acervo digital e colaborativo. Serão cerca de 20 totens com mensagens referentes ao tema, todas enviadas pela população e que poderão ser acessadas pelo celular via QR Code.

Para fazer parte da história, basta filmar um vídeo de 10 a 15 segundos e enviar o conteúdo por WhatsApp (9922-1010) ou cadastrar no site www.brasiliacapitaldoipe.com.br, até 15 de março (leia Participe). A imagem deve conter a mensagem referente ao que a pessoa espera da paz para o futuro. Ela vai ficar para sempre registrada no local.

Mais espaços

Além da Praça da Paz, estão previstas inaugurações de mais três espaços na cidade, complementando o projeto Brasília Capital do Ipê. A previsão é que cada uma seja inaugurada em um semestre, até o fim de 2017. Em outubro, a Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional, terá a companhia de ipês-amarelos. Ipês-roxos enfeitarão a Praça do Respeito, em março de 2017, em Taguatinga. No segundo semestre do ano que vem, Sobradinho receberá a Praça do Amor, com ipês-rosas.

No Parque da Cidade, 148 ipês-brancos formarão o primeiro bosque. Durante a abertura do local, mais 10 mudas vão ser plantadas. O evento, que começará às 8h, terá corrida e apresentações musicais (confira Programe-se). Escolas também devem participar estimulando redações sobre o tema. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), até o momento, mais de 700 mudas foram plantadas nos quatro endereços. A estatal informou ainda que existem aproximadamente 500 mil ipês em todo o DF, de diferentes cores, que florescem alternadamente entre julho e outubro. Somente em 2015, o Programa de Arborização da Novacap distribuiu cerca de 25 mil exemplares da árvore na capital.

Funcionários da Novacap trabalham na construção do ideograma japonês que significa paz

Conheça as praças

Praça da Paz (Ipê-branco)
Local: Parque da Cidade
Tema: Paz Mundial
Inauguração: 19 de março de 2016

Praça da Cidadania (Ipê-amarelo)
Local: Teatro Nacional
Tema: Trânsito
Inauguração: outubro de 2016

Praça do Respeito (Ipê-roxo)
Local: Taguaparque
Tema: Tolerância e respeito à diversidade
Inauguração: março de 2017

Praça do Amor (Ipê-rosa)
Local: Sobradinho
Tema: Amor ao próximo
Inauguração: outubro de 2017

Participe
Envie a sua mensagem
As pessoas que quiserem ter sua mensagem divulgada podem enviar o conteúdo por WhatsApp (9922-1010) ou por meio do site www.brasiliacapitaldoipe.com.br. O vídeo deve pode ser gravado em máquina digital, filmadora ou celular. Deve ter, preferencialmente, extensão MP4, com tamanho de até 20MB.

Programe-se
Inauguração da Praça da Paz
Local: Parque da Cidade ; Estacionamento 7
Data: 19 de março
Horário: 8h
Atividades: corrida e caminhada da Paz, distribuição de mudas de ipê e adesivos da campanha, show com a Bateria Furiosa, Banda Batalá e DJ Nagô, além de food trucks e conteúdo interativo Museu da Paz

Mais informações:
facebook.com/brasiliacapitaldoipe
instagram/brasiliacapitaldoipe
www.brasiliacapitaldoipe.com.br
www.correiobraziliense.com.br/especiais/brasilia-capital-do-ipe/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação