Caminhos do futuro

Sustentabilidade: a nova aposta para o mercado de trabalho

postado em 03/02/2013 07:00


Preocupar-se com o meio ambiente deixou de ser um engajamento ideológico para se tornar uma condição para a prosperidade no mercado de trabalho. Quem acompanhou a Rio%2b20, no passado, no Rio de Janeiro, deparou-se com expressões como economia e empregos verdes, defendidas na conferência como o futuro para o crescimento dos países. Mas para entrar nesse novíssimo ramo é preciso buscar conhecimento e capacitação. Tanto é que a ONU já trabalha uma Iniciativa de Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável ; um apelo à comunidade acadêmica para fomentar o ensino e a pesquisa na área ambiental.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação, já existem 23 mil graduados nesse ramo. A oferta de cursos verdes também não para e se aproxima de 2 mil, conforme dados do portal e-MEC. Desses, as ciências biológicas representam mais da metade, seguidos da gestão ambiental.

A Universidade de Brasília (UnB) oferece cerca de 10 opções na graduação com pegada ambiental, com destaque para as novidades, como os cursos de ciências, engenharia e gestão ambientais. Já o Senac-DF tem, desde 2005, as modalidades livre e pós-graduação em educação ambiental e vai lançar, emagosto, um tecnólogo em meio ambiente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação