Caminhos do futuro

Bolsas de estudo: chance para mestres e doutores

postado em 03/02/2013 07:30
O número de estudantes que optaram por um curso de gradução stricto sensu ; que engloba mestrado, doutorado e pós-doutorado ; dobrou nos últimos dez anos. Prova disso é que, de 2004 a 2011, aumentou em 250% o número de bolsas de pós-graduação concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A formação desses profissionais é essencial para o crescimento do país, já que são os mestres e doutores os responsáveis pelos novos universitários, que também seguem como pesquisadores, gerando inovação em diversas áreas. Para incentivar esse fenômeno, existem vários programas que ofertam bolsas de estudo para essa etapa de graduação.

Os principais são os daCapes e os específicos das próprias universidades. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) também distribuem bolsas de estudo, mas o foco são os alunos do ensino médio e do superior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação