Caminhos do futuro

MBA, especialização, mestrado ou doutorado? Conheça as principais diferenças

postado em 26/02/2013 15:31 / atualizado em 16/09/2020 14:48

Não é fácil saber que rumo tomar quando o estudante recebe o canudo do diploma de nível superior. Com tantas opções de cursos, muitos recém-formados ficam em dúvida. É melhor emendar o estágio com o trabalho ou investir em uma pós-graduação? Se a opção for a formação continuada, é melhor matricular-se em um MBA, um mestrado ou um doutorado ?
Djallys Dietd, 29 anos, optou pelo mestrado. Há um ano decidiu se aprofundar nos estudos das relações internacionais com foco em história. ;Já tinha graduação em RI, meu interesse era por história e aproveitei minha área de conhecimento;, conta. ;Optei por esse tipo de pós-graduação porque tenho muita vontade de dar aulas no futuro;, completa.
Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), só no Centro-Oeste existem 405 cursos de pós-graduação. Ao todo, são 253 mestrados, 123 doutorados e 33 mestrados profissionais.
O professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília (UnB) Remi Castioni explica que há diferenças entre eles. ;As universidades tradicionalmente têm seus cursos acadêmicos, que são o mestrado e o doutorado. O mestrado produz aluno para pesquisa, para dar conhecimentos básicos ao pesquisador, e o doutorado é o aprofundamento disso. O título exige uma tese, uma reflexão, que tenha algo a contribuir e relevância para a sociedade;, diz.
Castioni também chama atenção para outro tipo de pós, o mestrado profissional. ;Eles se inspiram nos MBAs e têm tido grande aceitação e procura, pois fazem uma reflexão aplicada ao mundo real;, afirma. Embora tenham a equiparação de um mestrado, há algumas mudanças, como o enfoque do ensino mais aplicado e o tipo de trabalho final. ;Geralmente são restritos a uma demanda específica, como um mestrado em ferrovia para o Ministério dos Transportes;, exemplifica.

Diferenças
Segundo informações do MEC, há dois tipos de pós-graduação. A lato sensu inclui programas de especializações e os cursos designados como Master Business Administration (MBA). Neles, os alunos ; que devem ter diploma de nível superior ; assistirão a um mínimo de 360 horas e obterão, ao final, um certificado e não um diploma. Esse aprendizado pode ser feito a distância, desde que seja ofertado por instituições de ensino superior que tenham credenciamento para educação a distância.
Já as stricto sensu correspondem aos programas de mestrado e doutorado. Também são abertas apenas aos candidatos com nível superior de graduação. Os cursos devem atender as exigências das instituições de ensino e edital de seleção de alunos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Ao escolher as futuras aulas que irá frequentar, o estudante deve ficar atento quanto à qualidade do ensino oferecido. Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os populares Master Business Administration - (MBA) são oferecidos por instituições credenciadas para atuar nesse nível educacional ; elas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender a Resolução CNE / CES n;1.
Já as instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, só poderão ofertar lato sensu presencial e a distância se tiverem solicitação de credenciamento específico, de acordo com a Resolução n; 5, de 25 de setembro de 2008, que consolida as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação