Diário de Pernambuco
postado em 03/02/2010 17:22
Alceu Valença, Academia da Berlinda, Cidadão Instigado, Volver, China, Lenine, Steel Band, Eddie, Claudionor Germano e Gerlane Lopes. Estes são os nomes de parte das 130 atrações que deverão animar os cidadãos, turistas e visitantes que passarem o carnaval deste ano em Olinda. O público estimado pode chegar a dois milhões de pessoas que, nos sete dias de folia, poderão aproveitar 13 pólos montados no Fortim, Sítio de Seu Reis, Bonsucesso, Guadalupe, Alto da Sé, Mercado Eufrásio Barbosa, Praça do Carmo, Ouro Preto, Peixinhos, Salgadinho, Casa da Rabeca, São Benedito e em Rio Doce.Uma das apostas da prefeitura este ano é o fortalecimento da programação noturna nas ruas do Sítio Histórico. Bom para os turistas que alugaram casas no local e ruim para o Recife, que deverá perder um pouco do público que freqüenta as festas locais. ;Nossa idéia é enfatizar ainda mais o estilo popular do carnaval de Olinda. Queremos que nossos visitantes fiquem aqui e aproveitem tudo. Para isso, conversamos com as troças e com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Servilho Paiva , que garantiu policiamento suficiente para manter nossos foliões seguros. Também teremos várias linhas de ônibus circulando até às 2h da manhã. Ou seja, Olinda não vai parar;, explicou o prefeito Renildo Calheiros.
Segundo ele, foram contratadas 216 orquestras de frevo itinerantes para animar às ruas do sítio Histórico das 10h às 23h, com um foco maior na rua Prudente de Moraes, Bonfim, São Bento, 27 de Janeiro, Bernardo Vieira de Melo, amparo, 13 de Maio e Avenida Liberdade. Outra novidade deste ano é o encontro histórico dos blocos Pitombeira e Elefante. Rivais de tradição, as duas agremiações vão voltar a desfilar no mesmo dia após trinta anos de ;guerra;. O "embate" será na terça-feira, por volta das 21h, em frente ao Palácio dos Governadores, na Rua de São Bento. ;Vamos usar esses desfiles para, simbolicamente, celebrar a paz entre os blocos. Quem conhece da história de Olinda sabe que ser da Pitombeira ou do Elefante é a mesma coisa que torcer para times de futebol rivais;, acrescentou Calheiros.
A festa terá um orçamento aproximado de R$ 7 milhões e contará ainda com cinco unidades móveis do Samu, 60 equipes de redução de anos, que irão orientar a população e os foliões sobre saúde, cultura da paz, sexo seguro e os riscos do uso abusivo de álcool e fumo, 190 homens da Guarda Municipal, 251 garis por dia, 65 refletores nas principais avenidas e nos 13 polos e ainda 200 cabines sanitárias que serão distribuídas pelo Largo do Amparo, Praça de São Pedro, Mercado da Ribeira, Fortim do Queijo, Travessa do Bonfim, Rua 15 de Novembro, Avenida Sigismundo Gonçalves, Sítio de Seu Reis, Travessia do São Francisco, Praça do Bonsucesso, Rua 10 de Novembro, Praça do Carmo, Largo do Guadalupe, Rua 13 de Maio, Bica dos Quatro Cantos, Rua da Boa Hora e Alto da Sé.
Por Thatiana Pimentel para a Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR