postado em 07/02/2010 20:25
O folião quer aproveitar tudo do carnaval e não perdeu o último domingo de prévias em Pernambuco. No Pátio de São Pedro, o IV Encontro de Bois de Carnaval tece início às 15h, com mais de 20 agramiações representando os principais bairros da capital, Recife, e até outros estados do Nordeste. Para os alternativos, teve até mantra indiano na levada do maracatu. Estreando no circuito da folia do Recife Antigo, o bloco carnavalesco Mantra-catu Narasimhaya desfilou às 16h, na Rua da Moeda. O cortejo seguiu até o Marco Zero ao som de alfaia, ganzá, agogô, caixa.As mamães e os papais de plantão aproveitaram as prévais para distrair a crianaçada. No Clube Líbano, Pina, o Baile Piratinha teve sua primeira edição já com novidades. Rolou dentro de um salão totalmente climatizado e com conforto para o público aproveitar melhor a festa. A matinê teve início às 15h e só termimou às 18h, animada pela Fada Folia e Oficina da Alegria. Também houve concurso de fantasias infantil.
Pela primeira vez no carnaval do Recife realizou-se uma prévia da Noite dos Tambores Silenciosos, com 24 maracatus de baque virado, mais conhecidos como maracatus "nação", tomando as ruas do Recife Antigo. Com concentração às 16h, na Rua da Moeda, o grupo percorreu as Rua Mariz e Barros, Avenida Rio Branco, Rua da Guia e Praça do Arsenal.
Em Olinda, os foliões conferiram o desfile das Virgens do Bairro Novo, e aproveitaram na tarde deste domingo o ensaio do Maracatu Camaleão, na Rua da Boa Hora. Por volta das 17h, a troça Ceroura de Olinda também fez um desfile nas ladeiras do Sítio Histórico. Silmultaneamente, houve um ensaio de Maracatus no Mercado Eufrásio Barbosa.
Por volta das 19h, shows animaram a galera no Pólo do Fortim. O evento contou com a participação do Samba de Veio de Petrolina, Clube do Samba do Recife, Belo Xis, Paulo Izidoro, Ramos Silva, Galeria do Ritmo Wellington do Pandeiro e Leci Brandão.