Carnaval 2010

Folia também passa pelas cidades da Grande BH

Municípios da região montaram uma programação especial para os dias de reinado de Momo, com destaque para Nova Lima, Sabará e Santa Luzia

Estado de Minas, Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 10/02/2010 16:56

O carnaval já está na área, tamborins animam rodas de samba e foliões terminam a fantasia para cantar e dançar até a madrugada de quarta-feira. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidades históricas e com forte vocação para a festa, como Santa Luzia, Sabará e Nova Lima, abrem alas para os visitantes e apresentam uma extensa programação, que inclui bailes populares, desfile de blocos caricatos e de escolas de samba, batalha de confete e outras atrações para encher as ruas de cor, alegria e agito. Com o calorão e a previsão de tempo bom, a ordem é entrar no clima e deixar o corpo em ebulição para aproveitar cada segundo de farra. E, se vier água do céu, tudo bem: ;chuva, suor e cerveja;, como diz a velha marchinha elétrica.

Em Santa Luzia, a 27 quilômetros da capital, o tema da vez é Carnaval das cores, que pretende contagiar milhares de pessoas na Rua Direita, no Centro Histórico, e na Avenida Brasília, no distrito de São Benedito. Quem passa nas duas vias públicas já pode ver a montagem da decoração, feita com malha elástica, que, como manda o enredo, tem muito amarelo, vermelho, roxo, azul, prata e outros tons fortes, com iluminação direta em cada um, para dar mais beleza e brilho ao reino de Momo.

A abertura oficial, no Centro de Santa Luzia, será na sexta-feira, mas amanhã a cidade recupera antiga tradição e promove, às 20h, a Batalha de Confete, informa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gabrich Fonseca: ;Um carro, com um canhão acoplado, vai passar pela Rua Direita, disparando os pedacinhos coloridos de papel, tudo ao som das bandas de música Estrela de São João e Geraldo Luís de Brito. Há lugar para todo tipo de música, principalmente as eternas marchinhas;. Na mesma noite, 13 blocos vão contagiar o povo com a sua bateria e alegorias. Em São Benedito a abertura será no sábado, às 20h, com a banda MP 6.

Em Nova Lima, a 22 quilômetros de BH, o grande chamariz está nos blocos, em especial o dos Sujos, que sai no domingo de manhã (9h), com a concentração no Bicame, e promessa ; sempre cumprida! ; de arrastar cerca de 50 mil pessoas. Moradores e turistas se esbaldam, pois quem manda é a muvuca completa e sem limite.

O tema é Carnaval do coração da gente, diz o secretário municipal de Comunicação, Marcos Augusto, lembrando que o objetivo é fazer uma festa tranquila, com toda a segurança, para a família. Embora a folia esteja comendo solta na cidade, a abertura oficial será na sexta-feira, às 22h, com desfile de blocos no Centro Histórico, do Bicame à Praça Bernardino de Lima. Para garantir mais segurança, trios elétricos só vão desfilar em parte plana da cidade.

Alegria com segurança

Na paisagem, casarões históricos e monumentos coloniais. E, no pé, samba para ficar na história. Bem perto de BH, a 19 quilômetros, Sabará também prepara uma grande festa para os milhares de foliões que chegam à procura de diversão. E também de conforto. De acordo com o secretário municipal de Turismo, André Alves, serão instalados 70 banheiros químicos, além dos banheiros públicos ; ;o maior número da história dos carnavais da cidade;. Sabará Folia ; Alegria com segurança é tema, e o público esperado é de 20 mil a 30 mil foliões no Centro Histórico e nas regionais, diz Alves. Para garantir mais segurança aos foliões, Sabará vai manter o "passa-um", que é um sistema no qual as entradas do Centro Histórico são monitoradas pela Polícia Militar. ;Com isso, todas as pessoas que entram no circuito são revistadas;, diz o secretário.

Força dos blocos

Foram entregues na terça-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, os cheques assinados pelo governo de Minas, via Cemig, para dar uma força ao carnaval da cidade, com distribuição de recursos para blocos e escolas de samba. A liberação do dinheiro se tornou possível graças ao empenho de vereadores, que montaram, no Legislativo, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval. Serão beneficiados o SambaDez, que reúne seis escolas de samba do grupo 1 e seis escolas do grupo 2; a Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais (Liac), que reúne três blocos caricatos; e a Associação Cultural dos Blocos Caricatos (ACBC), que reúne outros oito blocos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação