Carnaval 2010

Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção de DST neste carnaval

postado em 11/02/2010 12:11
Começou nesta quinta-feira (11/2), uma ação de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A campanha será durante o carnaval.

Agentes da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), estão desde às 8h, na rodoferroviária, na Rodoviária do Plano Piloto e no aeroporto de Brasília. Durante todo o dia, serão distribuídos preservativos, uma bolsa de viagem e um porta documentos com o slogan da campanha. Outros meios que reforçam a ação são mensagens de prevenção, feitas aos ouvintes das principais rádios dos Distrito Federal.

Na rua

Bailes e desfiles de rua não ficaram fora dessa. Camisinhas serão repassadas às ONGs que trabalharão nas festas. Uma programação surpresa será preparada em locais de grande circulação.

Uso da camisinha
O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas sobre a importância do uso da camisinha, principlamente nos dias de folia. A médica infectologista da SES-DF Sônia Geraldes conta que o uso de bebidas alcóolicas é um dos fatores que faz as pessoas não se lembrarem de usar o preservativo: "As pessoas bebem em excesso, depois ficam despreocupadas e esquecem a prevenção", diz a médica.

Para a infectologista, nesta época do ano, as pessoas ficam mais vulneráveis. "A campanha é feita durante todo o ano, mas reforçamos no carnaval, pois as pessoas apresentam mais doenças depois desta data", conta ela.

Doenças mais comuns
Segundo Geraldes, depois das festas do carnaval o número de DST aumenta de 5% a 10%. As doenças mais comuns não aparecem logo após o ato sexual, e sim depois de 60 dias.

"Depois do carnaval sem camisinha, vem o medo. Os exames devem ser feitos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) depois de dois meses, que é quando a doença aparece no sangue", explica a infectologista.

A Gonorréia é a doença que aparece mais rápido, quatro dias depois. Nos homens, a infecção normalmente começa na uretra - o canal por onde passa a urina. Nas mulheres, a bactéria infecta primeiramente o colo do útero e pode infectar também a garganta e o reto após sexo oral e anal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação