Carnaval 2010

Turista que chega para o carnaval é recebido com festa em Recife

postado em 11/02/2010 21:07
A folia de carnaval em Recife (PB) começa quando o turista chega ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. Ele é recebido por uma orquestra de sopros, dançarinos de frevos e personagens tradicionais do maracatu, como o caboclo de lança. De acordo com a prefeitura, quase 30 mil pessoas já passaram pelo terminal aéreo para brincar o carnaval na cidade.

São turistas brasileiros, de vários estados, e também do exterior. O professor de educação física Aman Abye, de Los Angeles, nos Estados Unidos, chegou hoje (11) é disse que é a quarta vez que visita o Brasil na época do carnaval. ;Isso é muito lindo!”, disse apontando para os personagens do maracatu. ;Eu amo o Brasil;, completou.

O empresário brasiliense Rafael Albernaz afirmou que escolheu o carnaval da capital pernambucana por causa da diversidade da festa. ;Sempre ouvi falar muito bem do carnaval pernambucano. É um carnaval popular e não se gasta muito para se divertir;.

Quem também ganha com os 13 dias da festa ; o carnaval em Recife começou no dia último dias 5, com a semana pré ; são os motoristas de taxis. De acordo com motorista Gilberto Lopes, o movimento chega a crescer mais de 20%. ;A gente poderia ter carnaval o ano todo;, brincou. ;Mas aqui sempre tem festa. Acaba o carnaval já vem o São João e assim vai;, disse.

Em Olinda, a abertura oficial do carnaval ocorre hoje (11), no palco do Fortim, com a apresentação do músico Alceu Valença. Segundo a prefeitura, este ano a festa de momo na cidade terá 13 polos de animação, com 200 orquestras de frevo itinerantes, que diariamente animarão os foliões até as 22h.

Em Recife, a abertura da festa carnavalesca está marcada para amanhã (12), às 18h, com a saída do Cortejo Real da Rua da Moeda em direção ao Marco Zero, no centro da cidade. A folia será comandada pelo percussionista Naná Vasconcelos, que comandará 17 nações de maracatu. Em seguida, o Rei Momo receberá a chave da cidade.

A prefeitura do Recife organizou 22 núcleos de festa na cidade. Estão previstas as apresentações de artistas nacionais, como Nação Zumbi, Elba Ramalho, Luiz Melodia, Zeca Pagodinho, Zé Ramalho e Alceu Valença, além de diversos músicos e blocos regionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação