Olinda - O folião que está em Olinda (PE) para brincar o carnaval ao som do frevo e do maracatu terá a companhia, 24 horas por dia, de câmeras de vigilância espalhadas em pontos estratégicos do centro histórico, onde se concentra o circuito do Carnaval de rua da cidade.
Ao todo, segundo a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CaiTur), foram instaladas 17 câmeras, que fazem o movimento em até 360 graus. Policiais acompanham as imagens e informam, via rádio, os eventuais incidentes ocorridos durante a folia para os militares que fazem o patrulhamento nas ruas.
Ontem (11), na abertura oficial do reinado de momo em Olinda, a Ciatur não registrou nenhum incidente. Além das câmeras, a CiaTur também conta com 15 plataformas elevadas em que policiais também fazem o monitoramento dos foliões.
De acordo com o comandante da Ciatur, José Antônio da Silva, as plataformas foram instaladas para que os militares possam ter ampla visão de vários pontos do circuito do carnaval. Por dia, 95 policiais, dividos em grupos de cinco, percorrem o circuito de rua e ladeiras de Olinda para fiscalizar a festa.
Paralelo às ações de vigilância ostensiva, o governo de Pernambuco está distribuindo durante os dias de carnaval uma cartilha com dicas de segurança voltadas, principalmente, aos turistas. Nela estão orientações como: sempre andar portando documentos com foto, não levar para hotel ou casa pessoas desconhecidas e também não aceitar qualquer tipo de comida ou bebida de desconhecidos.
A intenção é evitar que golpes, como o boa noite cinderela, em que a pessoa é drogada e depois tem todos os objetos pessoais de valor roubados.