Daniel Fernandes
postado em 13/02/2010 13:20
O espírito de carnaval tomou conta de todos os cantos de São Luís. Desde quinta-feira (11/2), para onde se olha, pode-se ver as mais diversas manifestações da folia. Ontem, o início da programação oficial de carnaval da ilha, não foi diferente. Em quase dez pontos diferentes, aPraia Grande apresentou uma vasta gama de atrações carnavalescas aos visitantes e moradores da capital.
A concentração maior se encontrava na Praça Deodoro, Madre Deus e na Passarela do Samba. Os ritmos também eram os mais diversos. Passando desde o samba característico das escolas até a batucada hipnotizante do Tambor de Crioula, todos os gostos culturais foram atendidos. A programação se estenderá desta forma até o fim do período, na terça-feira. Está havendo também um revezamento de apresentações por local, permitindo que o brincante tenha a chance de participar de quais desejarem.
A Praça Deodoro foi um dos pontos de maior concentração do Centro ontem. A programação começou por volta das 18h, com atrasos por conta das chuvas. Mas o tempo nublado e úmido não desanimou os participantes das brincadeiras: a cada minuto mais blocos entravam na concentração, que terminaria no Projeto Reviver.
Entre as atrações de ontem estavam a Escola de Samba Túnel do Sacavém, a tradicional Turma do Vandico e o bloco de índios Tapiaca Uhu, que era formado quase essencialmente por crianças e jovens. Uma dessas crianças, Raiara Regina Almeida, de 9 anos, está no terceiro ano de participação da tribo indígena de carnaval.