postado em 13/02/2010 13:22
"Eu quero é mais" É a frase que se escuta nas ruas de João Pessoa com o fim do Folia de Rua, uma das maiores prévias carnavalescas do Brasil. Mais de 70 blocos participaram da festa que reuniu em torno de 1 milhão de pessoas, conforme levantamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.No encerramento, os blocos Boi do Bessa, Peruas do Valentina e Urso Gay vão ferver o sangue dos foliões a partir das 16h. A melhor notícia é que enquanto o Folia de Rua termina, o Carnaval Tradição começa, dando continuidade ao espetáculo de alegria que é o carnaval de João Pessoa.
Neste ano a abertura do Folia de Rua foi no Ponto de Cem Réis, local que comporta um número maior de pessoas. Alceu Valença trouxe a animação conhecida em vários anos de carnaval para mais de 50 mil pessoas. O sucesso prosseguiu durante a semana ultrapassando todas as expectativas dos organizadores. Clóvis Júnior presidente da Associação Folia de Rua, que esteve à frente do evento, concluiu que estefoi um dos melhores dos últimos anos.
"O Folia de Rua cresceu muito. Nós observamos a participação de muitas pessoas que vêm de cidades vizinhas, bem diferente do que ocorria há 26 anos, quando o evento iniciou". Pedro Júnior, presidente da Federação Carnavalesca da Paraíba, concorda com a consolidação do Folia de Rua.
No entanto ele alerta que as entidades carnavalescas do estado precisam atentar para a possibilidade de captação de recursos da iniciativa privada para tais festas populares. "A importância do carnaval na Paraíba deve ser reconhecida nacionalmente e não depender exclusivamente do poder público".