Irlam Rocha Lima
postado em 14/02/2010 09:39
No carnaval em que se comemoram os 60 anos do trio elétrico e os 25 anos da axé music em Salvador, a polêmica também faz parte da folia. O cantor Tatau, ex-vocalista do Araketu, se recusou a cantar a música Lobo mau, que embora não seja do repertório de Ivete Sangalo vem sendo divulgada pela cantora. Tatau fez a campanha do Ministério Público contra a pedofilia e alega que o refrão ;Vou te comer, vou te comer; estimula a violência sexual. ;Sei que foi minha amiga Ivete quem começou a divulgar isso, mas me recuso a cantar;, defendeu o intérprete. Pelo visto não é nada pessoal contra a cantora, tanto que na passagem pelo circuito Barra-Ondina ele soltou a voz em Na base do beijo, com a qual Ivete disputa o título de música do carnaval.
A irreverência de Ivete Sangalo também já é uma de suas marcas no carnaval. Ela não esqueceu, por exemplo, o encontro com a cantora americana Beyoncé: ;Ela agora é minha melhor amiga. Mas, Beyoncé, na Bahia, a diva sou eu, meu bem! A bicha não sabe o que está perdendo, o carnaval é bom demais;, brincou Ivete, que recebeu no trio elétrico cantoras como Luiza Possi.
Outra polêmica surgiu com a dança Todo enfiado, cuja coreografia foi mostrada pela professora Jaqueline Carvalho (que foi demitida de uma escola por causa de um vídeo com a coreografia postado no YouTube) e por Geisy Arruda, estudante expulsa da Uniban por usar roupa sensual durante as aulas. Elas desfilaram no circuito Barra-Ondina com o bloco É Massa. A professora é dançarina da banda O Troco e Geisy foi a convidada do desfile.
Discutiu-se também no carnaval a atitude de Moraes Moreira por não integrar seu antigo grupo Os Novos Baianos na volta à folia de Salvador. Enquanto Pepeu Gomes, Baby do Brasil e Paulinho Boca de Cantor estiveram juntos num trio do circuito Campo Grande-Praça Castro Alves, Moraes passou sozinho pela avenida Beira Mar tendo em sua companhia uma banda liderada pelo filho, o exímio guitarrista David Moraes. Primeiro cantor a se apresentar em um trio elétrico, em 1975, Moraes Moreira disse ter sido ;retirado; da folia por 10 anos por criticar os rumos comerciais que a festa tomou. O músico voltou ao carnaval de Salvador em uma parceria com a prefeitura, que este ano homenageia a criação do primeiro trio elétrico, pelos músicos Dodô e Osmar.
Em meio à folia, a popularidade do grupo de pagode Psirico, que tem à frente o cantor Márcio Victor (o queridinho de Caetano Veloso), vem sendo testada no momento em que o grande sucesso do gênero é o Parangolé, do cantor Léo Santana (que se apresentará em Brasília em março) intérprete do mega-hit Rebolation. Aguarda-se um encontro entre os dois, embora na programação oficial nada esteja previsto.