Carnaval 2010

Escândalo político vira tema da folia da Beija-Flor

postado em 14/02/2010 09:40
Quando a Beija-Flor entrar na Marquês de Sapucaí na madrugada desta segunda-feira (15/02), a expectativa dos carnavalescos da vice-campeã do carnaval de 2009 será grande, não só pela avaliação da comissão julgadora do desfile como também pela reação da plateia ao enredo, que homenageia os 50 anos de Brasília. A equipe que trabalhou durante todo o ano para fazer a escola brilhar na avenida reforça que o tema deste ano pretende destacar a história da formação de Brasília e deixar em segundo plano o aspecto político da capital federal.

;Com o passar dos anos foi se criando uma muralha ao redor de Brasília, justamente pelos escândalos políticos. O que a gente quer é quebrar essa muralha;, afirma o carnavalesco Ubiratan Silva, o Bira, membro da comissão de carnaval. Apesar da recente prisão do governador afastado do DF, José Roberto Arruda, Bira não acredita que o público terá uma reação hostil à escola. ;Mesmo com os escândalos políticos, (os espectadores) vão se surpreender. As vaias vão se transformar em gritos de euforia com o que vamos apresentar;, afirma, confiante.

Para o carnavalesco, o efeito tecnológico da comissão de frente será um dos pontos altos do desfile, previsto para começar por volta das 2h30 de segunda-feira. Oficialmente, não está prevista a participação de nenhum político da capital no desfile, mas o secretário de turismo, Silvestre Gorgulho, já embarcou para a cidade maravilhosa para ver o desempenho da escola. ;O único político que entra (no desfile) é Juscelino Kubitschek, mas como um grande visionário que foi;, completa Bira.

Se na Marquês de Sapucaí a política fica de lado, nas ruas do Rio de Janeiro o tema foi ironizado pelos foliões. No desfile do Cordão da Bola Preta, um folião exibia uma caixa de panetone na cabeça e notas falsas de dinheiro nas meias, em alusão às imagens que abasteceram a operação Caixa de Pandora da Polícia Federal.

De acordo com a organização do bloco, o mais antigo do estado, a expectativa era reunir 1,5 milhão de pessoas. Mas, para alguns foliões, a festa terminou mais cedo: com o intuito de dar um choque de ordem no carnaval carioca, a polícia ontem apreendeu pelo menos dez pessoas, sendo uma mulher, fazendo xixi na rua. Somente no percurso do bloco foram instalados 400 banheiros químicos. Na sexta-feira, duas mulheres já haviam sido detidas pelos fiscais da prefeitura durante desfile do bloco das Carmelitas.

Enquanto o Rio se prepara para dar início aos desfiles das escolas de samba, em São Paulo a exibição das alegorias terminou ontem, quando sete escolas do grupo especial se apresentaram. Devido ao feriado prolongado, os paulistas enfrentaram ontem estradas congestionadas. A previsão era de que 2 milhões de veículos deixariam a capital na data festiva.

Celebridades
A socialite norte-americana Paris Hilton desembarcou ontem no Rio de Janeiro para assistir ao carnaval na Sapucaí, acompanhada do namorado Doug Reinhardt, ex-participante do reality show The Hills. Ela é mais uma da extensa relação de celebridades internacionais que vão prestigiar o desfile das escolas de samba. A lista começou com a popstar Madonna, depois foram as cantora Beyoncé e Alicia Keys e os atores Leonardo Di Caprio, Gerard Butler e Chris Noth.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação