Desde as 11h deste domingo (14), os foliões do pacotão começaram a se aglomerar na concentração no bloco Pacotão, na entrequadra da 302/303 Norte. Como era de se esperar do grupo carnavalesco mais tradicional e irreverente da cidade, não faltaram panetones falsos e bolsas cheias de dinheiro, também falso, exibidas sem cautela.
Segundo um dos organizadores do evento, Joca Tavaroti, o pacotão recebeu cerca de 50 inscrições de marchinhas, todas falam sobre o escândalo de corrupção do governo do Distrito Federal.
A passagem do movimento "Fora Arruda" está prevista para a parte da tarde deste domingo (14/2). O bloco saiu com 1h de atraso, às 16h.
Vários blocos se reuniram na concentação do Pacotão nesta tarde. Como acontece todos os anos, o bloco da CUT compareceu em peso com vários foliões com roupas vermelhas. Este ano, o Pacotão abriu espaço para o ritmo afro-brasileiro da banda Batukenjê, também está presente na concentração, um grupo de samba que animou os foliões.
O bloco sai pela W3 Norte, passa pelo Setor Comercial em direção ao Hospital Sara, desce pela via S2 e vai parar no Gran Folia, atrás do edifício Touring.
Contratempo
Por meia hora, o bloco Pacotão permaneceu parado na avenida W3 norte por causa de problemas na embreagem do trio elétrico. Nem por isso, a festa parou. Os foliões continuaram a caminhar às 18h, ainda no final da W3. O trânsito está fechado nos trechos por onde eles passam e o bloco passa via da contra-mão da avenida.
Blitzes
Quem também marcou presença no bloco de carnaval de rua neste domingo foram os policiais militares com a Operação Álcool Zero. De acordo com a PM, as blitzes estão fiscalizando os motoristas tanto na concentração, quanto nos locais por onde os blocos passarão durante todo o carnaval de Brasília. Quatro viaturas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans) e 40 policiais trabalham nas principais vias do DF.
A mais tocada
A marchinha oficial do Pacotão, vencedora do concurso deste ano, é "O Bolsetão da Eurides", dos compositores Carica de Acari e Cicinho Filisteu.
Bolsetão da Eurides
A dona Eurides
Encheu o bolsetão
Com o dinheiro
Da corrupção
Ela é feia
Muito feia
Mas está com a bolseta cheia