postado em 14/02/2010 13:17
O desfile das escolas de samba do grupo especial, a festa maior do carnaval carioca, começa neste domingo (14/02) às 21 horas na Passarela do Samba, da Rua Marquês de Sapucaí, no centro da cidade.A movimentação dos carros alegóricos das escolas começou cedo, atraindo milhares de pessoas que sob um sol forte e calor de quase 40 graus visitam a área de armação, na Avenida Presidente Vargas, para tirar fotos, filmar ou simplesmente admirar a beleza das alegorias.
A União da Ilha será a primeira escola a passar pelo Sambódromo. A escola que se caracteriza por apresentar um desfile solto e alegre, com fantasias leves e sambas que sempre empolgam o público, A União da Ilha está fora do grupo especial desde o carnaval de 2002. Este ano, ela se apresenta escola vem com o enredo Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis, da carnavalesca Rosa Magalhães, prometendo reconquistar o público e os jurados.
A segunda escola a desfilar é a Imperatriz Leopoldinense, que trará o enredo Brasil de Todos os Deuses;, do carnavalesco Max Lopes. Depois vem a Unidos da Tijuca, com o É Segredo, marcando a volta do criativo carnavalesco Paulo Barros.
A Viradouro será a quinta escolar a se apresentar na Marquês de Sapucaí, com o enredo México, o Paraíso das Cores, sob o Signo do Sol, dos carnavalescos Júnior Schall e Edson Pereira, Em seguida vem a campeã do carnaval 2009, o Salgueiro, que mostrará o enredo sobre a história do livro, do carnavalesco Renato Lage.
A última escola a passar pelo Sambódromo no primeiro dia de desfile será a Beija-Flor, que contará a história de Brasília, dos carnavalescos Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Laila e Ubiratan Silva.
Na segunda-feira, mais seis agremiações desfilam no Sambódromo (Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Portela, Grande Rio, Vila Isabel e Mangueira).