Carnaval 2010

Juizado do Folião irá funcionar todo o carnaval em 2011

Diário de Pernambuco
postado em 15/02/2010 16:33
O Juizado do Folião vai funcionar durante os quatro dias de carnaval, em Recife e Olinda, a partir do próximo ano. A notícia foi dada pelo procurador geral de Justiça, Paulo Varejão, que irá irá buscar apoio da Secretária de Defesa Social, do Judiciário e da Defensoria Pública.

O juizado especial foi implementado para resolução de crimes de menor potencial ofensivo nos dias de folia. Casos de lesão corporal leve, atos obscenos (inclui urinar na rua), brigas, desacato a policiais, beijos forçados e quaisquer outra acusação cuja pena não exceda dois anos e possa ser substituída por penas alternativas, podem ser solucionados no juizado.

A polícia encaminha os casos aos postos, onde um juiz, dois promotores e dois defensores públicos ficam a disposição para as ocorrências e audiências que acontecem no mesmo momento. No último domingo, em Olinda, das 12h até às 20h, durante o plantão do Ministério Público, nas dependências da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (Focca), nas proximidades da Praça do Carmo, não houve registro de ocorrência.

Os integrantes do MP/PE juntamente com delegados da Polícia Civil e com policiais militares ainda visitaram os polos de folia, mas segundo eles, não houve qualquer incidente envolvendo foliões. Durante o desfile do Galo da Madrugada, no último sábado, o plantão não foi tão tranquilo. Houve uma redução de 20,4% em relação aos registros do ano passado, no entanto, ainda foram lavradas nove infrações penais de menor potencial ofensivo e 21 infratores foram julgados. Em 2008, ano em que o Juizado começou a operar, o número chegou a 132.

E em 2007, quando ainda não havia, foram registradas 357 ocorrências. Entre as infrações cometidas, contabilizou-se duas lesões corporais leves, dois tumultos, três vias de fato, um desacato e uso de entorpecente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação