Carnaval 2010

São Luís do Paraitinga comemora o carnaval à moda antiga depois das chuvas

postado em 15/02/2010 18:27
Depois do dilúvio, a esperança. Assim como na passagem bíblica, em que os últimos habitantes da Terra sobreviveram a um longo período de chuva, os moradores da pequena São Luís do Paraitinga ; a cerca de 180 quilômetros da capital ; não deixaram se abater pelas chuvas que destruíram boa parte da cidade e foram responsáveis por cancelar o famoso carnaval de marchinhas do município.

Em bairros afastados do centro ; a área mais afetada ; as pessoas saíram às ruas entoando as composições de outros carnavais. "Parece que entramos em uma máquina do tempo e estamos comemorando o carnaval de 25 anos atrás", disse o diretor de Turismo da cidade, Eduardo Coelho.

"Antigamente, a festa era apenas dos moradores, depois vieram os turistas", explicou. Segundo Coelho, o clima na cidade é de alegria apesar de toda a tragédia. "Está sendo um carnaval atípico, com poucas pessoas, mas tem sido um alento ver a festa dos moradores", completou.

De acordo com ele, cerca de 800 pessoas seguiram alguns blocos de rua improvisados neste domingo (14/2) e na segunda-feira (15/2). "Não há programação oficial. O que eles fazem é avisar os blocos que desfilarão à tarde. É um movimento bem espontâneo", contou.

Coelho disse que, neste carnaval, poucos turistas foram para São Luís do Paraitinga. Diego Henrique Silva, que trabalha no camping da cidade, relatou à Agência Brasil que menos de dez turistas se hospedaram ali. O objetivo deles, porém, não era o carnaval em si. "Eles contaram que gostam da cidade e que vieram para ajudar a impulsionar o turismo local."

O turismo do município, no carnaval, no ano passado, foi responsável por injetar na economia cerca de R$ 20 milhões, de acordo com o diretor de turismo. Para Coelho, o valor é "muito significativo".

"A prefeitura arrecada, por ano, R$ 22 milhões com impostos. O carnaval é quase o orçamento anual da cidade", disse. Mesmo sem receita para este ano, Coelho acredita que a cidade vai superar as dificuldades e a situação será diferente no próximo ano. "Em 2011, voltaremos com toda força", completou.

Há um mês e meio, o centro histórico de São Luís do Paraitinga foi completamente destruído pelas chuvas e rajadas de vento. A prefeita da cidade, Ana Lúcia Bilard, cancelou o tradicional carnaval da cidade, marcado pela apresentação de bandas que tocam marchinhas antigas. Como foi decretado estado de calamidade pública, a festa foi transferida para a capital do estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação