A Unidos da Tijuca é a grande vencedora do carnaval do Rio deste ano, com o enredo "É segredo", em que explorou os grandes mistérios da humanidade. A apuração, que começou às 15h45, durou cerca de duas horas. A campeã foi definida antes mesmo de terminar a divulgação das notas do enredo, o último quesito.
Terceira escola de samba mais antiga do Brasil, a Unidos da Tijuca não vencia desde 1936. Foi a terceira a entrar na Sapucaí no domingo, primeiro dia de desfile. Os tijucanos mostraram um show de ilusionismo com a comissão de frente que trocou de roupa em segundos e surpreendeu a plateia. A rainha de bateria foi a apresentadora Adriane Galisteu, uma das 3,8 mil pessoas que participaram do desfile da escola.
O vice-campeonato ficou com a Grande Rio, que apresentou o enredo "Um Grande Rio de emoção. Na apoteose do seu coração"
[SAIBAMAIS]A Beija-Flor, que homenageou os 50 anos de Brasília, acabou em terceiro lugar, depois de ter ficado em segundo até os últimos quesitos. Em 2009, a Beija-flor foi vice, perdendo para o Salgueiro.
Na sequência, ficaram Vila Isabel (4;), Salgueiro (5;) e Mangueira (6;). As seis primeiras voltam à Marquês de Sapucaí, no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (20). Em sétimo lugar, ficou a Mocidade Independente de Padre Miguel, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, Portela, Porto da Pedra, União da Ilha e Viradouro. Esta última foi rebaixada para o Grupo de Acesso, cuja campeã deste ano foi a São Clemente, que sobe para o Grupo Especial.
Os quesitos avaliados foram: bateria, samba enredo, harmonia, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, evolução, alegorias, comissão de frente, enredo.
Apuração
Uma das novidades deste ano foi o número de jurados, que passou de 40 para 50. Também foram descartadas a menor e a maior nota de cada quesito para avaliar a média de pontos de cada escola. As notas variavam de 8 a 10 pontos, fracionadas em um décimo.
O enredo, último quesito a ser julgado, seria o critério de desempate das escolas que ficassem com a mesma pontuação no fim da apuração.
Desfile das campeãs
Quem ainda quiser comprar os ingressos para o desfile das campeãs do Rio, que acontecerá no sábado (20), deve dirigir-se a um dos oito pontos de venda, que funcionam em sete agências do banco Bradesco e na Central Liesa de Atendimento. Cada ponto vende ingressos para um determinado setor do Sambódromo.
A procura de ingressos para o desfile das campeãs é a maior dos últimos 15 anos, segundo dados divulgados pelo coordenador de vendas da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
Com informações da Agência Brasil