postado em 06/03/2011 13:27
Rio de Janeiro ; Longe do luxo e dos holofotes do carnaval do Sambódromo carioca, também desfilam hoje (6) 16 escolas de samba do Grupo de Acesso C, a quarta divisão do samba. As agremiações desfilam a partir das 19h, na Avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, subúrbio do Rio.As escolas de samba têm 45 minutos para mostrar seu enredo, seu samba, sua bateria, suas fantasias e alegorias, a fim de que possam subir para a terceira divisão, o Grupo de Acesso B, que desfila no Sambódromo, na terça-feira (8) de carnaval.
Entre as escolas que hoje desfilam no Grupo C, estão algumas que já participaram do Grupo Especial, a primeira divisão, como a Unidos do Jacarezinho, que abre o desfile de hoje na Intendente Magalhães. Além dela, estão a Vizinha Faladeira, que já foi campeã do Grupo Especial em 1937 e ficou parada por 48 anos, desde 1940, a Unidos do Cabuçu e a Unidos da Ponte.
Ainda pelo Grupo C, desfilam a Acadêmicos do Engenho da Rainha, a Boi da Ilha do Governador, a Rosa de Ouro, a Unidos de Villa Rica, a Arrastão de Cascadura, a Unidos de Vila Santa Tereza, a Unidos de Vila Kennedy, a Em Cima da Hora, a Flor da Mina do Andaraí, a Acadêmicos da Abolição, a Corações Unidos do Amarelinho e a Favo de Acari.
As três escolas mais bem colocadas sobem para o Grupo B em 2012. Já as três últimas caem para o Grupo D, a quinta divisão, que desfila às segundas-feiras na Intendente Magalhães. Na passarela do samba de Campinho, também desfilam as escolas do Grupo E, a última divisão, às terças-feiras.