postado em 06/03/2011 17:03
Rio de Janeiro - O Bloco Simpatia É Quase Amor desfila na tarde de hoje em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. O bloco, que colaborou para a revitalização do carnaval de rua carioca nos últimos anos, tradicionalmente arrasta milhares de foliões no domingo de carnaval. As cores amarelo e lilás são a marca do Simpatia, que abusa das críticas bem-humoradas às políticas nacional e internacional.Segundo Ary Miranda, um dos diretores do bloco, o Simpatia surgiu há 27 anos com uma proposta de reunir os amigos no carnaval. No primeiro desfile, em 1985, apenas 300 pessoas participaram da brincadeira.
;O Simpatia, junto com outros blocos, como o Barbas, contribuiu para dar essa dimensão que o carnaval de rua tem hoje. O Simpatia deu essa contribuição e continua dando, mas não tínhamos essa pretensão na época. A ideia inicial era fazer um bloco de amigos que tinham, em comum, frequentar a praia de Ipanema e a política, naquele momento na luta pelas Diretas Já. Mas era uma coisa despretensiosa;, disse Miranda.
O Simpatia É Quase Amor sempre desfila no sábado antes do carnaval e no domingo de carnaval. No último sábado (26) o bloco reuniu mais de 70 mil pessoas, segundo seus organizadores. O desfile, que dura três horas, começa na Praça General Osório e segue pela Avenida Vieira Souto, na orla da praia de Ipanema.
O bloco canta seu próprio samba durante o início do desfile e, na última meia hora, começa a cantar marchinhas tradicionais de carnaval. ;Fazemos um verdadeiro baile de carnaval;, disse Miranda.
Este ano, o Simpatia É Quase Amor saiu com um samba-enredo homenageando a praia onde sua história teve início e que até hoje é seu palco principal. De autoria de Mariozinho Lago, o samba-enredo tem como título Ipanema Está Tão Bela, Não Existe Nada Igual. Simpatia É Aquarela... Carnaval.