Carnaval 2010

Bloco tradicional e encontros inusitados são destaque na folia de Salvador

Irlam Rocha Lima
postado em 07/03/2011 10:36


No carnaval de Salvador, é sempre muito aguardada a saída de duas instituições baianas: o Ilê Aiyê e o Afoxé Filhos de Gandhy. O desfile do mais belo dos belos (Ilê) iniciou às 21h deste domingo na ladeira do Curuzu. Os clarins que acompanharam a orquestra percusiva deram início ao ritual para anunciar a entrada da Deusa de Ébano, Luciana Cerqueira, 24. Seguiu-se o canto de Obaluaê em homenagem a Hildelice Santos, filha da matriarca e fundadora do Ilê, Mãe Hilda, morta em 2009.

Hoje, o bloco volta a desfilar no circuito Campo Grande - Avenida Sete. As ruas do centro histórico de Salvador (Pelourinho) foram tomadas pelo tapete dos Filhos de Gandhy, o mais antigo afroxé do Brasil, que completa 62 anos. Entre os milhares de integrantes do grupo, estavam o governador Jacques Wagner e o cantor e compoisitor Gilberto Gil, que já compôs músicas reverenciando o grupo.

No desfile de ontem, chamaram a atenção igualmente o encontro no trio elétrico com Luan Santana e o do Olodum com a banda Restart, assim como os blocos sertanejos comandados por Jorge e Matheus e Michel Teló.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação