postado em 07/03/2011 23:32
A programação do palco principal do Gran Folia encerrou três horas antes do programado, na noite desta segunda-feira (7/3). O forte temporal que caiu em Brasília impediu a continuidade do evento, já que o palco foi tomado pela água da chuva. O último grupo a se apresentar foi a Batucada dos Raparigueiros, que encerrou o show às 23h. Seguindo a programação, deveriam subir ao palco o Galinho de Brasília, às 23h, a Banda Papel Marchê, à meia-noite, e Brasília Popular Orquestra, à 1h. Apesar da chuva, depois de meia-noite cerca de 3.500 foliões ainda se concentravam nas tendas dos blocos tradicionais. A festa foi autorizada para seguir até às 2h da madrugada.
Segundo a organização do evento, o ponto alto da festa seria a chegada do Galinho. No entanto, o bloco chegou às 23h com apenas 50 integrantes. Os músicos não puderam subir no palco por questão de segurança. "No palco existem pelo menos 5 mil conexões elétricas, incluindo equipamentos de sonorização, iluminação e estrutura metálica. Teríamos que testar cada uma destas conexões para garantir a segurança dos músicos e técnicos. Existe o risco claro de choque elétrico. Nesse caso, a orientação é desligar a energia elétrica e interromper os trabalhos", explicou o coordenador técnico de sonorização e iluminação do palco principal, Gustavo Dias.
O Galinho de Brasília chegou a concentrar quatro mil pessoas e, às 21h30, duas mil ainda seguiam o bloco em direção ao Gran Folia. De acordo com a Polícia Militar, os foliões se dispersaram com a chuva e com a parada do bloco na 201 Sul, no Bar Brahma. A organização do evento esperava a passagem de 25 mil pessoas no Gran Folia, a partir das 16h. Não foram registradas ocorrências policiais e brigas durante o evento.