Carnaval 2010

Homenagem ao maestro João Carlos Martins rende 14º título à Vai-Vai

postado em 09/03/2011 07:00
Mesmo debaixo de chuva, os integrantes da Vai-Vai que foram ao Sambódromo do Anhembi ontem para acompanhar a divulgação do resultado dos desfiles de escolas de samba em São Paulo fizeram a maior festa com a conquista do 14; título de campeã paulista. A disputa foi apertadíssima até o fim. Nove quesitos foram avaliados pelos jurados: enredo, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeiras, harmonia e comissão de frente. Com nota 10 em quase todos os quesitos, a Vai-Vai só não conquistou a pontuação máxima em alegoria.

A segunda colocada foi a Acadêmicos do Tucuruvi, que ficou com 0,25 ponto a menos que a campeã. Com a mesma soma, mas em terceiro, ficou a Unidos da Vila Maria. Rivais históricos nos campos de futebol, Mancha Verde e Gaviões da Fiel ficaram em 4; e 5;, respectivamente.

Com o tema ;A música venceu;, a escola homenageou o maestro João Carlos Martins, de 70 anos, que dias antes do carnaval era presença incerta no desfile. Um dos maiores intérpretes do compositor clássico Johann Sebastian Bach, o pianista vive desde os 18 anos nos EUA e se afastou do piano por conta de uma paralisia nas mãos. Tempos depois, deu a volta por cima como regente.

Presente na avenida, um dos méritos de Martins à frente da Vai-Vai foi o de unir a música clássica ao samba. A mistura funcionou e o som de violinos em meio à batucada contagiou os participantes e emocionou o público presente no Sambódromo do Anhembi.

Celebridades
Entre as celebridades que ajudaram a Vai-Vai a conquistar o título estava a apresentadora Ana Hickman, o capitão do penta Cafu e a cantora Fafá de Belém. O maestro Martins participou do carro alegórico que fechou o desfile ao lado do presidente da agremiação, Tobias da Vai-Vai.

Assim que foi anunciado o título, os torcedores que acompanhavam a apuração dentro da quadra da escola, em Bela Vista, abandonaram a concentração e tomaram as ruas do bairro. O clima de alegria e descontração reinou na região. As duas escolas rebaixadas foram Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche. A última colocada começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e ter desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido.

Antes de entrarem no Sambódromo, os torcedores da Gaviões da Fiel foram revistados pela polícia para coibir confrontos armados. Os torcedores da agremiação ameaçaram a diretoria da escola Mancha Verde, ligada ao Palmeiras. ;Se a Gaviões não ganhar, o pau vai quebrar;, cantavam. Os torcedores da Mancha optaram por assistir à apuração na quadra da escola.

Festa
No bairro paulistano do Bexiga, sede da escola, a festa reuniu mais de 10 mil pessoas e foi além do barracão, tomando a rua em frente. As comemorações passaram da meia-noite e alcançou os Estados Unidos, onde estava o maestro homenageado, que já prometeu: volta para o desfile das campeãs de São Paulo.

Resultado final
1. Vai-Vai - 269,50
2. Tucuruvi - 269,25
3. Vila Maria - 269,25
4. Mancha Verde - 268,75
5. Gaviões da Fiel - 268,50
6. Águia de Ouro - 268,25
7. Mocidade Alegre - 268,25
8. Rosas de Ouro - 268
9. Tom Maior - 267,75
10. X-9 Paulistana - 267,50
11. Pérola Negra - 266
12. Casa Verde - 265,75
13. Nenê de Vila Matilde - 262,50
14. Unidos do Peruche - 247,25

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação