Começou às 16h25 a apuração dos desfiles das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro. O Salgueiro,devido ao atraso de 10 minutos para completar a passagem pela Marquês de Sapucaí, irá começar a apuração com menos 1 ponto e ainda pagará uma multa de R$ 45 mil por problemas na dispersão. A Portela também ultrapassou o tempo em um minuto e foi punida com multa de R$ 100 mil.
Bateria
Após a apuração da bateria, penúltimo quesito, a Beija-Flor mantém a liderança com 1,3 ponto de vantagem em cima da Unidos da Tijuca. Mangueira e Vila Isabel empataram na terceira posição com 267,2 pontos. Em seguida, está o Salgueiro com 266,3.
Enredo
Mangueira e Beija-Flor receberam todas as notas máximas no quesito enredo. Agora, a Beija-Flor está com 1,3 ponto de vantagem sobre a segunda colocada, a unidos da Tijuca (238,6). Na cola, vem Vila Isabel (237,6) e Mangueira (237,4).
Alegorias e adereços
Após receber uma nota 9 no sétimo quesito avaliado, a Mangueira, que começou liderando a disputa, caiu para o 5; lugar no ranking. Indignados, integrantes da escola vairam o anúncio das notas e deixaram a praça da apoteose. A Beija-Flor está em primeiro lugar com 209,9 pontos, seguida da Unidos da Tijuca com 209 pontos.
Fantasias
Beija-Flor, que lidera o ranking com 179,9 pontos, e Salgueiro receberam todas as cinco notas máximas no quesito fantasias, o sexto avaliado. Mangueira e Unidos da Tijuca empatam na segunda colocação com 179 pontos.
Comissão de frente
No quesito comissão de frente, o quinto avaliado, Beija- flor e Unidos da Tijuca receberam todas as notas máxima. Com isso, a Tijuca passa a Vila Isabel e está em terceiro lugar. Beija-flor continua liderando (149,9) com meio ponto de vantagem em cima da Mangueira.
Evolução
Com o quarto quesito avaliado, evolução, Beija-Flor soma 119,9 pontos e abre quatro décimos de vantagem sobre a Mangueira.Em seguida, vem Vila Isabel com 119,3.
Conjunto
Após a apuração do quesito conjunto, Beija-Flor passa a Mangeira em um décimo e soma 89,9 pontos. Na sequência, vem Vila Isabel com 89,4 e Unidos da Tijuca (89,3).
Mestre-sala e porta-bandeira
Com o segundo quesito avaliado, mestre-sala e porta-bandeira, a Mangueira somou 60 pontos e liderou a disputa. Beija-flor veio na cola com 59,9 pontos, seguida de Vila Isabel 59,7 e Unidos da Tijuca 59,6.
Harmonia
No primeiro quesito avaliado, a harmonia, Mangueira e Beija-flor lideraram ambas com 30 pontos. Em seguida, vem Vila Isabel com 29,9; Unidos da Tijuca (29,8); São Clemente (29), Salgueiro (28.9), Mocidade (29,8); Imperatriz (29,6) e Porto da Pedra (29,2).
No total, dez quesitos receberão notas (bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira). Cinco jurados dão notas em cada item, sendo que a maior e a pior são descartadas. Como o incêndio de 7 de fevereiro na Cidade do Samba destruiu os barracões da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, não haverá rebaixamento. As três também não participam da disputa pelo título.