Carnaval2013

Escolas se preparam para o carnaval e blocos de rua saem na Esplanada

Neste ano, os desfiles das escolas de samba e dos blocos de enredo serão no Eixo Monumental, de 9 a 12 de fevereiro. Blocos de rua se apresentarão na Esplanada dos Ministérios e em vários espaços do Plano Piloto

postado em 10/01/2013 13:44
O carnaval em Brasília ocorrerá de 9 a 12 de fevereiroBrasília terá um carnaval diferente em 2013. A Passarela da Alegria, palco dos desfiles das escolas de samba, será montada no Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Palácio do Buriti. A transferência do evento de volta para o centro da capital era uma reivindicação antiga das próprias agremiações. Nos últimos oito anos, a festa foi realizada no Ceilambódromo, em Ceilândia.

O carnaval em Brasília ocorrerá de 9 a 12 de fevereiro e contará com seis escolas de samba do Grupo Especial e 10 do Grupo de Acesso, além de quatro Blocos de Enredo. Para garantir uma folia animada na capital, o Governo do Distrito Federal determinou o pagamento antecipado da maior parte dos contratos. O valor destinado à preparação dos desfiles totaliza R$ 5,6 milhões ; em 2012, o aporte foi de R$ 5,2 milhões.

A verba será paga em três parcelas: a primeira, equivalente a 37,8% do total, foi repassada em dezembro do ano passado. A segunda (52,2%) será liberada ainda em janeiro, e a terceira (10%), após os desfiles e a prestação de contas. De acordo com o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a decisão é resultado do diálogo entre o governo e os envolvidos na realização da festa, estabelecido por determinação do governador Agnelo Queiroz logo que assumiu a gestão.

[SAIBAMAIS]Folia no centro
A volta dos desfiles carnavalescos para o Eixo Monumental vai facilitar o acesso de grande parte das escolas de samba e também dos foliões. No momento, a Secretaria de Cultura estuda o mapa da festa para organizar os espaços com critério. O processo de licitação das estruturas físicas já está em andamento, e a data do pregão será marcada nas próximas semanas.


O público esperado é de 50 mil pessoas, assim como em Ceilândia. Para dar mais significado ao evento, o governo determinou a escolha de temáticas para o carnaval em Brasília. Em 2011, o lema foi "paz". Já em 2012, "cidadania" deu nome à festa. O deste ano ainda não foi definido.


Outro projeto que o governo pretende executar até 2014 é a definição de um espaço permanente para a realização do carnaval. A construção de uma passarela de desfiles também é uma reivindicação antiga da comunidade. Segundo Hamilton Pereira, o assunto está na agenda e será discutido junto com o governador Agnelo Queiroz. "Todas as nossas ações passam pelo respeito à festa e seus agentes", ressalta o secretário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação